Cavalos de Tróia
Com a popularização da Internet banda larga, cada vez mais usuários ficam com a Internet ativa durante todo o tempo em que o micro está ligado. Mesmo que você não esteja de fato acessando a Internet, o micro está conectado. Com isso, esse tipo de usuário tende a estar mais preocupado com invasões do que os usuários que acessam a Internet através da linha telefônica e dos usuários que não têm acesso a Internet.
Para início de conversa é preciso deixar claro que um hacker só tem como invadir o seu micro se você "deixar". Por exemplo, um hacker só pode invadir o seu micro usando um backdoor ("porta dos fundos") como o Netbus e o Back Orifice se você tiver um programa desse tipo instalado no micro. Esse tipo de programa transforma seu micro em um servidor, fazendo com que qualquer pessoa no mundo possa invadir o seu micro e ler seus arquivos (com a ferramenta adequada, é claro). Mas quem é maluco de instalar um programa desse tipo no micro? Ninguém, é claro. Eles normalmente vêm no formato de "Cavalo de Tróia", isto é, disfarçados como uma proteção de telas bacana que um amigo (amigo?) te enviou. Por sorte, todos os antivírus atualmente reconhecem e removem esse tipo de programa, daí a importância de se manter um antivírus atualizado no micro. A gente já explicou aqui mais detalhadamente sobre esse tipo de programa há dois anos atrás. Se você perdeu, leia em https://www.clubedohardware.com.br/artigos/redes/evitando-invasões-em-seu-micro-r33994/.
Atualmente os Cavalos de Tróia são propagados através de falsos e-mails oriundos de supostas instituições bancárias ou financeiras. Por exemplo, se você possui uma conta corrente no Banco do Brasil e receber um falso e-mail dizendo que você precisa atualizar seus dados cadastrais e junto com o e-mail um link para que tal atualização possa ser feita, é muito provável que você clique no link ou inclusive instale o programa que possa vir em anexo no falso e-mail. NÃO FAÇA ISSO! Este link ou o programa em anexo irá roubar suas senhas e dados bancários! Essa técnica, também conhecida com phishing, está se tornando cada vez mais popular.
Por isso, nosso conselho é: Não clique em links ou instale programas contidos em e-mails que você desconhece o remetente. É cada vez maior o número de pessoas inescrupulosas que se utilizam da técnica de phishing para enviar e-mails dizendo que a pessoa que você ama acaba de te mandar um cartão e para ler a mensagem de amor você deve clicar em um link. Não seja tolo, não caia nessa! Não clique no link! Isso é um Cavalo de Tróia.
Mas, além de um Cavalo de Tróia, que outro tipo de procedimento um usuário comum pode fazer sem querer e que deixa o seu micro exposto para invasões? O compartilhamento de arquivos. Falaremos sobre isso na próxima página.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora