Introdução
Os gravadores de CD caseiro estão cada vez mais acessíveis para o usuário final. Com isso, muita gente anda correndo de loja em loja atrás do gravador que atenda melhor às suas necessidades. No Microteste de hoje comparamos os principais modelos existentes em nosso mercado e ensinamos tudo o que você precisa saber sobre gravadores de CD.Ter um gravador de CD pode ser muito útil. Com ele você poderá gravar CDs de dados e CDs de áudio diretamente em seu micro. O CD gerado com o seu gravador poderá ser lido em qualquer unidade de CD-ROM ou em qualquer aparelho de CD de áudio convencional, caso você grave um CD de áudio (um CD com músicas, por exemplo). Em um CD de dados cabem 650 MB de informações, o que, em áudio, equivale a 74 minutos.
Porém, qual modelo comprar?
No geral, todos os gravadores de CD existentes no mercado possuem boa qualidade. O que faz diferença entre eles são pequenos recursos que não afetarão a qualidade da gravação, somente o preço.
Você deverá pensar nos seguintes pontos para decidir qual modelo comprar:
- Desempenho: A unidade usada para representar o desempenho de um gravador é a mesma utilizada em unidades de CD-ROM. A taxa de transferência básica é 150 KB/s e, dessa forma, uma unidade com consiga gravar em "4x" consegue um desempenho de 600 KB/s para gravação. Para você entender melhor a questão do desempenho: a gravação de um CD-ROM "cheio", com 650 MB de dados, em um gravador "1x" demora 74 minutos. Já a gravação desse CD em um gravador "2x" demora a metade, 37 minutos, e em um gravador "4x" um quarto, ou seja, 18 minutos e meio. Você deve comprar uma unidade que possua desempenho compatível com a sua paciência na demora da gravação! Normalmente os gravadores possuem um desempenho para a leitura maior do que para a gravação. Alguns gravadores, como o HP 8100, possuem desempenho menor ainda na gravação de CDs-RW.
- Tipo de mídia: Existem dois tipos de mídia que o gravador de CD pode aceitar: CD-R (CD Recordable, CD gravável) e CD-RW (CD Read and Write, CD Regravável). Enquanto o primeiro tipo permite somente a gravação de dados, o segundo tipo permite que os dados sejam apagados e o CD, reutilizado. A maioria dos gravadores existente hoje no mercado aceita os dois tipos de mídia.
- Tipo de interface: IDE, SCSI ou porta paralela. Os modelos IDE e SCSI em geral são internos e os de porta paralela, externos. Os modelos SCSI oferecem melhor desempenho e menos erros, porém são mais caros.
- Programas: Todo gravador de CD vem com diversos programas para a sua utilização. Dependendo do preço do gravador, os programas são de melhor ou pior qualidade, especialmente em relação aos recursos oferecidos.
- Extração de trilhas de áudio: Todos os gravadores de CD possuem essa característica, que permite transformar faixas de CDs de áudio diretamente em arquivos no disco rígido sem qualquer tipo de conversão. Com isso, a qualidade da cópia da faixa de áudio (ou seja, da música) será idêntica à faixa original.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora