Índice
Índice
- Introdução
- Conexão CA
- Plugues de alimentação – placa-mãe
- Plugues de alimentação – placas de vídeo
- Plugues de alimentação – periféricos
- Plugues de alimentação – obsoletos
- Sistema de cabeamento modular
- Padrões
- Ventilação
- Potência
- Eficiência
- Correção do Fator de Potência
- Estabilidade da Tensão, Ripple e Ruído
- Múltiplos Barramentos de +12 V
- Proteções
Introdução
Neste tutorial explicaremos tudo o que você precisa saber sobre as fontes de alimentação para PCs, incluindo padrões, eficiência, correção do fator de potência (PFC), barramentos virtuais, proteções, ripple e ruído e muito mais. Você aprenderá que a potência de uma fonte não deve ser o único fator a ser levado em consideração na hora da compra de uma fonte de alimentação.
Antes de continuarmos, vamos explicar exatamente qual é o papel de uma fonte de alimentação.
Por se tratar de um dispositivo elétrico o computador precisa de eletricidade para que todos os seus componentes funcionem de forma adequada. O dispositivo responsável por prover eletricidade ao computador é a de fonte de alimentação. De forma bastante sucinta poderíamos dizer que a principal função da fonte de alimentação é converter a tensão alternada fornecida pela rede elétrica presente na tomada de sua casa ou escritório (também chamada CA ou AC) em tensão contínua (também chamada CC ou DC). Em outras palavras, a fonte de alimentação converte os 110 V ou 220 V alternados da rede elétrica convencional para as tensões contínuas utilizadas pelos componentes eletrônicos do computador, que são: +12 V, +5 V e +3,3 V.
Tensões alternadas variam pelo mundo e mesmo no Brasil variam de cidade a cidade; durante este tutorial nós usaremos o termo “110 V” para nos referenciarmos às tensões de 110 V, 115 V e 127 V, já quando usarmos o termo “220 V” estamos nos referenciando às tensões de 220 V, 230 V e 240 V. O Japão é o único país cuja tensão alternada está fora deste intervalo, operando a 100 V. A fonte de alimentação também participa do processo de refrigeração do micro, como explicaremos depois.
A fonte de alimentação talvez seja o componente mais negligenciado do computador. Normalmente na hora de comprar um computador, só levamos em consideração o tipo e o clock do processador, o modelo da placa-mãe, o modelo da placa de vídeo, a quantidade de memória instalada, a capacidade de armazenamento do disco rígido, e esquecemo-nos da fonte de alimentação, que na verdade é quem fornece o “combustível” para que as peças de um computador funcionem corretamente.
Uma fonte de alimentação de boa qualidade e com capacidade suficiente pode aumentar a vida útil do seu equipamento e reduzir sua conta de luz (nós explicaremos o porque disso quando falarmos de eficiência). Uma fonte de alimentação de baixa qualidade pode causar uma série de problemas intermitentes, tais como fazer com que o computador “congele”, no aparecimento da famosa “tela azul da morte”, computador reiniciando, computador apresentando desempenho abaixo do esperado ou pode, em casos extremos, até mesmo ocasiosar a queima de peças.
Neste tutorial falaremos sobre os aspectos básicos que todos os usuários devem saber. Se você quiser aprender mais sobre os componentes internos da fonte de alimentação, recomendamos que você leia a continuação do presente artigo, “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”, one explicamos em detalhes como os principais componentes de dentro da fonte funcionam.
- 17
- 5
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora