

Conclusões
O grande vencedor do nosso comparativo de discos rígidos de 1 TB foi certamente o Seagate Barracuda 7200.12, que obteve uma taxa de transferência média maior do que todos os outros discos rígidos que testamos nos três programas utilizados. Custando a mesma coisa do que Samsung Spinpoint F1 e do que o Seagate Barracuda 7200.11 e menos do que o Western Digital Caviar Black, para o usuário comum não faz sentido comprar qualquer outro disco de 1 TB que não seja o Barracuda 7200.12.
Os discos rígidos “ecológicos” são um pouco mais baratos, mas para sermos honestos não achamos que economizar US$ 5 ou US$ 10 ou 5 W no consumo faz sentido se comparado com a grande diferença no desempenho que você terá (12 a 39%). Discos rígidos já consomem pouco (8 W a 10 W), portanto o impacto em sua conta de luz será irrisório.
Claro que nossa opinião seria diferente se estivéssemos falando de discos rígidos para notebooks, mas este não é o caso. Economizar 4 a 5 W por disco pode fazer sentido em datacenters, entretanto administradores enfrentarão não apenas o dilema consumo de energia vs. desempenho, mas também confiabilidade, já que discos rígidos corporativos são a escolha correta para esta aplicação.
Na arena dos discos corporativos, o ganhador foi o Western Digital RE3, mas infelizmente nós tínhamos apenas o Seagate ES.2 concorrendo com ele. A Samsung ficou de nos mandar o seu mais novo modelo de 1 TB voltado para o mercado corporativo para ser incluído neste teste desde de outubro do ano passado, o que nunca aconteceu.
Respostas recomendadas