

Conclusões
Nós descobrimos muita coisa interessante sobre os discos rígidos de 500 GB disponíveis no mercado hoje. Em resumo, nem todos os discos de 500 GB são iguais.
Nós temos claramente dois vencedores: o novo Western Digital RE3, que é voltado para o mercado corporativo, e o Seagate Barracuda 7200.11, que é um disco rígido com preço acessível e por isso é o disco rígido de 500 GB que recomendamos para o usuário comum. O Samsung HD502IJ é uma opção apenas se você não encontrar o Seagate Barracuda 7200.11 à venda. Todos os outros modelos devem ser evitados.
Aqui está um resumo do que descobrimos sobre cada disco rígido incluído em nosso teste:
- Hitachi Deskstar P7K500 (HDP725050GLA360): É mais barato do que outros discos rígidos testados e, acredite, há uma razão para isso: menor desempenho. Apesar de ele ter obtido uma taxa de transferência média comparável a do modelo da Samsung, ele teve um tempo de acesso terrível. Não compre.
- Samsung Spinpoint F1 DT (HD502IJ): Embora seja mais rápido do que o Western Digital Caviar SE16, ele é mais lento do que o Seagate Barracuda 7200.11. Ele é uma opção apenas se você não encontrar o Seagate Barracuda 7200.11 à venda.
- Seagate Barracuda 7200.11 (ST3500320AS): Este é o disco que recomendamos para o usuário comum. Ele oferece uma taxa de transferência maior do que outros discos na mesma faixa de preço, ou seja, possui a melhor relação custo/benefício. Se você pode gastar um pouco mais uma melhor opção é o novo Western Digital RE3.
- Seagate Barracuda ES.2 (ST3500320NS): Um bom disco voltado para o mercado corporativo, mas o Western Digital RE3 é mais rápido e por isso é o produto que recomendamos para este segmento.
- Seagate SV35.3 (ST3500320SV): Um disco rígido voltado para sistemas digitais de vigilância eletrônica com uma boa taxa de transferência. O que matou este disco foi o seu tempo de acesso: ele foi o disco com o pior tempo de acesso em nosso teste. Não compre. O Western Digital RE3 custa a mesma coisa e é mais rápido.
- Western Digital Caviar GP (WD5000AACS): Este é um disco “verde” (ecologicamente correto) com velocidade de rotação variável de modo a economizar energia. Nós não medimos o consumo de energia, portanto não podemos falar especificamente sobre este aspecto. Seu desempenho foi um dos piores e por isso não o recomendamos. Não compre.
- Western Digital Caviar SE (WD5000AAJS): Desempenho pior do que a maioria dos discos testados, provavelmente por causa do pequeno tamanho do seu buffer (8 MB). Não compre.
- Western Digital Caviar SE16 (WD5000AAKS): O Seagate Barracuda 7200.11 é mais rápido e custa a mesma coisa. Não compre.
- Western Digital RE2 (WD5001ABYS): Desempenho sofrível. Não compre.
- Western Digital RE3 (WD5002ABYS): Este foi o melhor disco rígido do nosso teste. Mas como ele é voltado para o mercado corporativo – o que significa que sua confiabilidade é maior – ele custa mais. Se você está procurando por um disco rígido para o mercado corporativo, esta é a escolha certa. Este produto é também recomendado para os usuários comuns que querem um maior desempenho e podem pagar um pouco mais para ter o disco rígido de 500 GB mais rápido do mercado. Claro que um VelociRaptor 300 GB será mais rápido, mas ele custa muito mais e voce terá menos espaço de armazenamento: se você quer ter mais do que 300 GB você terá de comprar e colocar dois desses discos configurados no modo RAID 0, o que criará um grande desfalque em sua conta bancária.
-
1
Respostas recomendadas