HD Tach
Nós normalmente usamos três programas para testar discos rígidos: DiskSpeed32, HD Tach e HD Tune. O DiskSpeed32, no entanto, travou exatamente no meio do processo de aquisição de dados e por esse motivos nós achamos que ele não é compatível com discos de 2 TB. Infelizmente nós tivemos de tirá-lo deste teste.
Nós testamos o Barracuda XT 2 TB em quatro cenários diferentes. Primeiro nós o instalamos no mesmo computador usado para testar todos os outros discos, ou seja, conectado em uma porta SATA-300. Este é o resultado marcado como “SATA-300”. Aqui nós queríamos saber que desempenho esperar quando este disco é conectado em um micro sem porta SATA-600. Em seguida nós instalamos o disco em uma porta SATA-600 e medimos o seu desempenho. A versão original do firmware do disco era a CC11 e a Seagate nos enviou um firmware mais novo, o CC12. Por isso nós repetimos esses dois testes com o firmware mais novo para ver se esta atualização aumentaria o desempenho. É importante notar que nós também testamos o Barracuda XT instalado em uma porta SATA-300 do nosso novo micro, mas os resultados foram absolutamente os mesmos, o que significa que outros componentes (processador, placa-mãe, etc) não influenciam no desempenho do disco rígido.
O HD Tach fornece apenas dois resultados, a taxa de transferência de pico e a taxa de transferência média. Nós rodamos o “teste longo” (opção “Long Bench”) oferecido por este programa.
No teste da taxa de transferência de pico realizado pelo HD Tach o Western Digital RE4, o Caviar Black e o Caviar Green obtiveram o mesmo nível de desempenho, sendo, em média, 10% mais rápidos do que o Seagate Barracuda XT quando este disco foi conectado em uma porta SATA-300. A atualização do firmware não fez diferença aqui, mas quando o conectamos em uma porta SATA-600 sua taxa de transferência de pico aumentou 27%, fazendo com que ela fosse cerca de 16% maior do que a obtida por outros discos.
O resultado mais importante para o usuário comum é a taxa de transferência média. De acordo com o HDTach não há diferença em instalar o Barracuda XT em uma porta SATA-300 ou SATA-600, e ele obteve o mesmo nível de desempenho do seu principal concorrente, o Western Digital Caviar Black 2 TB. Seu desempenho também foi similar ao do Western Digital RE4 2 TB. Aqui o upgrade do firmware também não fez diferença no desempenho. O Seagate Barracuda XT 2 TB foi 20% mais rápido do que o Seagate Barracuda LP 2 TB e 45% mais rápido do que o Western Digital Caviar Green 2 TB.
Respostas recomendadas