Conclusões
Analisando os dados obtidos em nossos testes, a primeira conclusão é que o Intel 600p de 128 GiB mantém praticamente o mesmo desempenho com dados compactáveis e com dados não-compactáveis, o que significa que seu controlador não usa compactação para acelerar as operações.
Comparado aos seus concorrentes, a nossa expectativa era de que ele seria bem mais rápido na maioria dos testes, por utilizar a interface PCI Express 3.0 x4 (que permite uma taxa de transferência máxima teórica muito superior à da interface SATA-600 utilizada pelos outros SSDs testados) e o padrão NVMe (mais atual que o AHCI utilizado pelos outros modelos); ambas são características que normalmente só vemos em SSDs topo de linha (bem mais caros, portanto). Porém, o que vimos foi um desempenho um pouco superior ao dos demais apenas nos testes de leitura sequencial ou com blocos de 512 kiB. Nos demais testes, ele apresentou um desempenho equivalente ao da média dos SSDs de baixo custo testados.
Assim, podemos dizer que o SSD Intel 600p de 128 GiB apresentou uma relação custo/benefício dentro da média dos outros modelos de capacidade semelhante: embora seja pouca coisa mais caro, ele é um pouco mais rápido em alguns testes. Porém, ele apresenta duas vantagens: a primeira é o formato M.2, de instalação mais prática, economizando espaço no gabinete e dispensando ligação de cabos, desde, é claro, que sua placa-mãe ofereça um slot M.2 compatível com PCI Express 3.0 x4. Além disso, ele tem uma durabilidade (dada pelo TBW, que é a quantidade de dados que podem ser escritos no SSD antes de sua vida útil ser comprometida) bem maior do que a dos outros modelos, o que pode ser uma vantagem em situações de maior quantidade de dados escritos.
Respostas recomendadas