Ir ao conteúdo
ValuePlus SPIO 352
Produto Recomendado

Spio 352 por Dentro

Como não poderia deixar de ser, abrimos o SPIO para dar uma olhada em como ele é por dentro. Como comentamos, o modelo que testamos veio com um disco rígido Maxtor DiamondMax Plus 8 de 30 GB, mas você pode comprar o produto com qualquer outro HD dentro ou mesmo comprar o produto sem disco rígido e instalar qualquer HD dentro dele você mesmo.

Na Figura 4 nós vemos o aspecto da fonte de alimentação chaveada do produto.

ValuePlus SPIO 352
Figura 4: Fonte de alimentação do SPIO 352 da ValuePlus.

Nas Figuras 5 e 6 você observa a placa conversora USB 2.0/IDE, que é bastante simples, como você pode ver, usando apenas um único chip conversor. O cabo IDE usado é de 80 vias.

ValuePlus SPIO 352
Figura 5: Placa do SPIO 352, lado da solda.

ValuePlus SPIO 352
Figura 6: Placa do SPIO 352, lado dos componentes.

Como já testamos outros produtos concorrentes, como o Maxtor 5000XT, o HighPoint RocketMate 1000 e o SaroTech HardBox, em nossos testes nós iremos comparar o desempenho do gabinete da ValuePlus com outras soluções para colocar o HD do lado de fora do micro que já testamos.

Embora o padrão USB 2.0 transfira dados a 480 Mbit/s, isto equivale a transmissões a 60 MB/s (a taxa de transferência do disco rígido é listada em MB/s, pois a transmissão é paralela, enquanto as taxas das portas USB são listadas em Mbit/s, pois as transmissões são seriais; para converter Mbit/s em MB/s, dividimos por oito). Na prática as taxas obtidas são ainda menores, pois a taxa divulgada é a máxima, que inclui informações de controle, além dos dados. Podemos dizer que, na prática, a taxa do USB 2.0 é na faixa de 48 MB/s. Por outro lado, devemos ter sempre em mente que as portas USB trazem como grande vantagem o fato do periférico (no caso, o disco rígido) poder ser instalado mesmo com o micro ligado e o periférico poder ser facilmente transportado.

Além disto, não se esqueça que para obter o maior desempenho possível você terá de ter portas USB 2.0 no micro. O aparelho funciona em portas antigas (USB 1.1), só que a taxa máxima desta porta é de 12 Mbit/s ou apenas 1,5 MB/s, ou seja, 40 vezes mais lenta do que a porta USB 2.0.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Ola

Será que seria possivel ter uma foto mais de perto do circuito pois poderiamos verificar os componentes e montar um circuito conversor ide-usb baratinho de ser montado e disponibiliza-lo aqui no Clube do Hardware para quem quiser...

ps: se ja existir algum circuito assim em algum lugar disponível me falem

Valeu

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!