

Introdução
Atendendo a inúmeros pedidos de nossos leitores, analisamos em profundidade uma fonte de alimentação que é bastante popular em nosso mercado, a Gamer Wireless 700 W da Leadership. Trata-se de uma fonte com um visual chamativo, com carcaça azul metálica, sistema de cabeamento modular e uma ventoinha grande de 120 mm. O problema é que o seu visual foi feito para que você pense que esta é uma fonte de alta qualidade e de alto desempenho, mas internamente esta fonte não passa de uma fonte de alimentação genérica vagabunda. Confira em nosso artigo.
Como você já deve supor, a Leadership é um distribuidor que compra produtos na China e manda colocar a sua própria marca, não sendo ela o verdadeiro fabricante dos produtos que comercializa. Infelizmente até o momento não descobrimos qual é o verdadeiro fabricante desta fonte.
O problema dessa fonte já começa na caixa. Como você pode ver na Figura 1, uma das características descritas é “voltagem automática 115/230V”, sendo que esta fonte NÃO tem esta característica (ver Figura 2), podendo levar um usuário incauto a pensar que esta fonte tem PFC ativo, o que não é verdade. Qualquer empresa séria ao descobrir que a embalagem foi impressa com informações erradas colaria um adesivo por cima ou um aviso e em qualquer país sério tal empresa seria processada por propaganda enganosa pelos órgãos de defesa do consumidor.
Figura 1: Caixa da Leadership Gamer Wireless 700 W com informações erradas.
Figura 2: Detalhe da chave 110/220 V desta fonte de alimentação.
Outro detalhe sobre a caixa do produto é que ele traz a logomarca do Inmetro, levando o consumidor a crer, erroneamente, que esta fonte é certificada por esta instituição. O que na verdade é certificado pelo Inmetro é somente o cabo de força usado pela fonte.
Colocando esses detalhes iniciais de lado, nas Figuras 3 e 4 nós vemos a Gamer Wireless 700 W da Leadership.
Figura 3: Leadership Gamer Wireless 700 W.
Figura 4: Leadership Gamer Wireless 700 W.
Como já mencionamos, esta fonte de alimentação não tem PFC ativo mas tem uma grande ventoinha de 120 mm em sua parte inferior e uma grade na sua parte traseira. Como você já deve saber, fontes de alimentação comuns têm apenas uma ventoinha de 80 mm em sua parte traseira. A solução usada nesta fonte oferece não apenas um melhor fluxo de ar, mas também um baixo nível de ruído, já que ventoinhas de 120 mm são mais silenciosas do que ventoinhas de 80 mm.
Esta fonte é pintada de azul metálico, mas não pense você que a sua carcaça é de alumínio. Na realidade a carcaça é de aço revestido de zinco pintado em azul metálico.
O grande destaque desta fonte é o seu sistema de cabeamento modular, que permite que você instale somente os cabos de periféricos que for realmente utilizar, melhorando a ventilação interna do micro e, com isso, diminuindo as chances de um superaquecimento. Esta é uma característica normalmente presente somente em fontes topo de linha e, por isso, muita gente pode pensar que esta é uma fonte de alto desempenho e alta qualidade, o que não é o caso (não é só porque o seu carro tem um aerofólio que ele vai atingir o mesmo desempenho de um Porshe, não é mesmo?).
Os conectores do sistema de cabeamento modular desta fonte são protegidos por tampas plásticas, como você pode ver na Figura 4. Assim você somente deixará expostos os conectores que for realmente usar.
Figura 5: Sistema de cabeamento modular.
Por conta deste sistema é que a Leadership resolveu usar o nome “wireless” neste produto. Em nossa opinião este nome é uma escolha muito infeliz. “Wireless” significa “sem fio”, o que não é o caso. Provavelmente este nome foi escolhido porque a palavra “wireless” seja uma palavra “do momento”. Não duvidamos muito que usuários iniciantes pensem que a transmissão elétrica desta fonte seja feita sem fios, por conta do nome (nós já vimos de tudo e não duvidamos da capacidade das pessoas pensarem as coisas mais esdrúxulas).
Respostas recomendadas