Análise do Primário
Como explicamos, uma das maneiras dos fabricantes de fontes de alimentação cortarem custos dos seus produtos é usando componentes baratos. Com componentes semicondutores (diodos e transistores) eles fazem isto colocando componente com limites de corrente (e consequentemente potência) menores.
No que diz respeito ao primário da fonte de alimentação, fontes genéricas usam quatro diodos discretos em vez de uma ponte de retificação – que é um componente que tem quatro diodos em um só bloco. Esses diodos podem ser vistos na Figura 7, presente na página anterior.
A Advanced Electronics FX-500 (ATX-LPJ22-23) usa quatro diodos 1N5408, que podem suportar até 3 A cada, rotulados a 105°C. Fontes de alimentação de “marca” usam pontes de retificação que podem suportar pelo menos o dobro. A 115 V esta fonte seria capaz de puxar até 345 W da rede elétrica; supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar somente até 276 W sem queimar esses diodos.
Na seção de chaveamento esta fonte usa a tradicional configuração meia-ponte, que é a mais usada em fontes sem PFC ativo, onde os transistores usados são transistores bipolares em vez de transistores MOSFET. A Advanced Electronics FX-500 (ATX-LPJ22-23) usa dois transistores 2SD13007K. Infelizmente não encontramos seus datasheet, portanto não podemos comentar suas especificações. O terceiro transistor na Figura 8 é para a linha +5VSB da fonte de alimentação, que é independente do resto da fonte.
Figura 8: Transistores chaveadores.
Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas