Introdução
Temos sempre um prazer especial em testarmos fontes de alimentação de marcas que ainda não testamos. Por isso que estávamos ansiosos para testar o modelo de 450 W da sul-coreana 3R System, que começará a ser vendida em breve no Brasil. Será que ela é uma boa fonte? Confira.
Figura 1: Fonte de alimentação 3R System iCEAGE IA450HP80.
Figura 2: Fonte de alimentação 3R System iCEAGE IA450HP80.
A fonte de alimentação 3R System iCEAGE IA450HP80 mede 16 cm de profundidade e tem uma ventoinha de 140 mm localizada em sua parte inferior. Esta fonte não tem circuito PFC ativo, como você pode ver pela presença de uma chave 115 V/230 V na Figura 1. Esta fonte está disponível também em uma versão que funciona apenas na tensão de 230 V. Apesar de ela não ter PFC, internamente a fonte usa um projeto que é mais moderno do que o usado por fontes de baixo custo, como explicaremos depois.
Ela não tem sistema de cabeamento modular e todos os cabos possuem proteção de nylon, que sai de dentro da fonte. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos (55 cm).
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V (60 cm).
- Dois cabos com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo cada (40 cm).
- Dois cabos com três conectores de alimentação SATA cada (40 cm até o primeiro conector; 15 cm entre os conectores).
- Um cabo com dois conectores de alimentação padrão para periféricos (40 cm até o primeiro conector; 15 cm entre os conectores).
- Um cabo com dois conectores de alimentação padrão para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete (40 cm até o primeiro conector; 15 cm entre os conectores).
Esta configuração é compatível com um produto de 450 W. Todos os cabos utilizam fios 18 AWG, que é o mínimo recomendado.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas