Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Clone de 600 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação KBU606, que é capaz de fornecer até 6 A a 100° C. O problema é que esse valor é válido apenas quando um dissipador de calor é usado. Sabemos que se este componente não usar um dissipador seu limite de corrente cai bastante, mas infelizmente o fabricante do componente não diz os limites para este componente sem o uso do dissipador. Estamos esclarecendo isso porque a ponte de retificação da Clone de 600 W não usa um dissipador e em nossa opinião todas as fontes deveriam usar um dissipador neste componente. Em teoria, esta fonte seria capaz de extrair até 690 W em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, esta ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 552 W sem a queima deste componente. Claro que estamos falando apenas desse componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.
Figura 10: Ponte de retificação.
Na seção de chaveamento a Clone de 600 W usa dois transistores de potência NPN FJA13009, cada um apresentando um limite de corrente de 12 A a 25° C ou apenas 4,8 A a 100° C. Como mencionado, essa fonte é baseada na topologia meia-ponte. Usar o projeto meia-ponte não é necessariamente um problema, o problema é que esta fonte usa essa topologia usando transistores NPN comuns em vez de transistores MOSFET como outras fontes mais recentes baseadas no mesmo projeto. Tradução: menor eficiência. Curiosamente estes transistores são os mesmos usados na fonte Powerstrike de 500 W.
Figura 11: Transistores chaveadores.
Os transistores chaveadores são controlados por um circuito integrado EST7502, que está fisicamente localizado no secundário.
Figura 12: Controlador PWM.
Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas