Ir ao conteúdo

Teste da Fonte de Alimentação Coletek DSE-205S2 de 200 W


Teste da Fonte de Alimentação Coletek DSE-205S2 de 200 W
Produto Bomba

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Coletek DSE-205S2 de 200 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Em vez de usar uma ponte de retificação “pronta”, esta fonte usa quatro diodos.  E o mais curioso é que esses quatro diodos não são idênticos: são usados dois 1N5406 (3 A cada) e dois RL205 (2 A cada). Para nossos cálculos temos de considerar o limite mais baixo, que é 2 A. Com isso esta fonte seria capaz de puxar até 230 W de uma rede elétrica de 115 V. Supondo uma eficiência de 80%, esta fonte seria capaz de entregar até 184 W em suas saídas. É claro que estamos falando apenas da ponte retificadora, o limite real da fonte vai depender ainda dos demais componentes. Esta é a mesma configuração usada na CT-2045S2 e na CT2345S.

Coletek DSE-205S2 de 200 W
Figura 8: Ponte de retificação.

A Coletek DSE-205S2 de 200 W usa dois transistores de potência NPN D13007 em sua seção de chaveamento, configurados na obsoleta topologia meia-ponte, cada um suportando até 8 A a 25° C (infelizmente o fabricante não informa a corrente máxima desses transistores a 100° C). Estes são os mesmos transistores usados pela CT-2045S2 e pela CT-2345S.

Coletek DSE-205S2 de 200 W
Figura 9: Transistores chaveadores.

Os transistores chaveadores são controlados por um circuito integrado WT7520, que está fisicamente localizado no secundário.

Coletek DSE-205S2 de 200 W
Figura 10: Controlador PWM.

Os capacitores eletrolíticos do dobrador de tensão são da Fhy e rotulados a 85° C (a CT-2345S usa capacitores da Asia’x neste circuito).

Até agora a CT-2045S2, a CT-2345S e a DSE-205S2 são idênticas. Vamos ver se algo muda no secundário.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Espero que esta empresa continue melhorando suas condutas em relação as fontes vendidas! Retirei este textos do site do fabricante Coletek:

Crenças e valores

A Coletek acredita que a excelência operacional e a inovação são os principais caminhos para o sucesso da empresa, por isso, busca cada vez mais valorizar e qualificar seus colaboradores.

Política de qualidade

A Política da Qualidade foi elaborada com a finalidade de abordar o comprometimento da organização em atender aos requisitos e em melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade. A política deve ser divulgada e entendida por todos os funcionários. Política da empresa:

Propiciar aos seus clientes, parceiros e colaboradores a satisfação plena de modo a tornar-se uma referência.

Missão:

Sua missão é a satisfação plena de seus clientes, parceiros e colaboradores, para que isso reflita em melhor qualidade em seus serviços e produtos, de modo a gerar lucro à empresa impulsionando cada vez mais seu crescimento, e ao mesmo tempo aumentar o desenvolvimento econômico da cidade onde está situada.

Visão:

Ser reconhecida, nacional e internacionalmente, como a melhor organização do setor e como introdutores no desenvolvimento de projetos inovadores, de forma a se tornar referência para o mercado em que atua.

Objetivos:

  • Participar ativamente do progresso do país;
  • Aumentar a lucratividade da empresa;
  • Inovar nas áreas produtivas e comerciais, intensificando investimentos em P&D;
  • Manter e aprimorar a qualidade dos produtos e processos;
  • Satisfazer os seus clientes e colaboradores;
  • Desenvolver equipamentos e soluções inovadoras desse setor;
  • Valorizar o ser humano, promovendo o bem-estar dos colaboradores e da sociedade em geral;
  • Agir com ética, integridade, lealdade e responsabilidade;
  • Valorizar permanentemente idéias, talentos, sugestões e inovações;
  • Estimular a integração e cooperação com seus parceiros.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas fontes com preço abaixo de 100 reais nenhuma presta mesmo, melhor nem perder tempo com elas. Por outro lado, testes das "genéricas de luxo" (Mtek, WiseCase, Dr. Hank, etc) já despertam bom interesse e deviam ser priorizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas fontes com preço abaixo de 100 reais nenhuma presta mesmo, melhor nem perder tempo com elas. Por outro lado, testes das "genéricas de luxo" (Mtek, WiseCase, Dr. Hank, etc) já despertam bom interesse e deviam ser priorizados.

Concordo, essas marcas nem sei se isso é marca que geralmente quando a pessoa compra uma fonte barata de 50 pilas nem pede a marca só pede a fonte de 50 reais, essas fontes "genéricas de luxo" é mais interessante porque principalmento o vendedor vai vender tal marca enquanto coletek e algumas outras do mesmo nivel ele nem vai falar de marca tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!