Ir ao conteúdo

Teste da Fonte de Alimentação Corsair VX450W


Teste da Fonte de Alimentação Corsair VX450W
Produto Recomendado

Testes de Sobrecarga

Nós estávamos realmente curiosos para ver qual era a quantidade de potência que esta fonte poderia fornecer, já que com base no projeto utilizado nós suspeitávamos que ela pudesse fornecer ainda mais potência do que a rotulada – especialmente porque nós já tínhamos testado a Antec EarthWatts 500 W, que usa o mesmo projeto, e ela é rotulada a 500 W e conseguiu fornecer até 577 W em nossos testes.

Nós tentamos ver não apenas a potência máxima que conseguiríamos extrair desta fonte com ela funcionando dentro de suas especificações, mas também se todas as suas proteções estavam funcionando corretamente. Como você sabe, fontes de alimentação queimam normalmente quando tentamos extrair mais potência do que ela é capaz de fornecer caso não tenha a proteção contra sobrecarga de potência (OLP ou OPP; essas duas siglas significam a mesma coisa).

Como já estávamos extraindo da saída de +12 V praticamente o máximo que nosso testador de carga pode fornecer nesta saída – 33 A – nós removemos o conector EPS12V da fonte de alimentação da entrada +12V1 e instalamos ela na entrada +12V2 do nosso testador de carga. Feito isso, começando do padrão número cinco descrito na página anterior nós começamos a aumentar a corrente até que a fonte de alimentação desligasse. Nós descobrimos que se extraíssemos mais de 44 A (528 W) de +12 V (22 A do cabo da placa-mãe, cabos para periféricos e da placa de vídeo e 22 A do EPS12V) a fonte de alimentação não ligava. Ufa! Nós estávamos suando frio esperando o pior – que esta fonte explodiria. Mas como ela desligou, nós podemos afirmar que a proteção contra sobrecarga de potência entrou em ação, o que é excelente.

Feito isto nós aumentamos a corrente em +5 V e +3,3 V para ser se poderíamos extrair ainda mais. Nesta configuração de corrente se extraíssemos mais do que 7 A desses barramentos a fonte de alimentação desligaria automaticamente.

Com esta configuração máxima (44 A em +12 V, 7 A em + 5V e 7 A em +3,3 V – ou seja, um total de 596 W!) a fonte de alimentação ligou e funcionou por cerca de 30 segundos, depois disto a fonte de alimentação desligava sozinha devido à sobrecarga. Não é excelente ter uma fonte de alimentação onde a proteção contra sobrecarga entra em ação? Você pode fazer o que quiser com ela que ela não explode!

Nós diminuímos dois ampères da saída de +12 V e nós conseguimos fazer com nossa fonte de alimentação de 450 W funcionasse de forma estável a 570 W a 48°C e com eficiência de 81%! Maravilha! Você pode ver o resumo para este teste na tabela abaixo.

Entrada

Máximo

+12V1

20 A (240 W)

+12V2

20 A (240 W)

+5V

7 A (35 W)

+3,3 V

7 A (23,1 W)

+5VSB

2,5 A (12,5 W)

-12 V

0,8 A (9,6 W)

Total

571,9 W

% Carga máx

127,1%

Temperatura ambiente

47,8° C

Temperatura da fonte

48,9° C

Potência CA

705 W

Eficiência

81,1%

Neste teste todas as saídas estavam dentro das especificações e o nível de ruído ainda estava muito baixo, 47 mV em +12V1, 58,2 mV em +12V2, 19,2 mV em +5 V e 13,2 mV em +3,3 V. Incrível.

Corsair VX450W
Figura 18: Nível de ruído na entrada de +12V1 do nosso testador de carga com a fonte de alimentação fornecendo 570 W.

Corsair VX450W
Figura 19: Nível de ruído na entrada de +12V2 do nosso testador de carga com a fonte de alimentação fornecendo 570 W.

Corsair VX450W
Figura 20: Nível de ruído na entrada de +5 V do nosso testador de carga com a fonte de alimentação fornecendo 570 W.

Corsair VX450W
Figura 21: Nível de ruído na entrada de +3,3 V do nosso testador de carga com a fonte de alimentação fornecendo 570 W.

A proteção contra curto-circuito (SCP) funcionou bem para ambas as linhas de +5 V e +12 V. Parece que a proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) está configurada com um valor muito acima do que está escrito na etiqueta, já que conseguimos extrair até 44 A do barramento de +12 V, enquanto que na etiqueta diz que o limite é de 33 A.

A proteção contra sobrecarga de potência (OLP também conhecida como OPP) entrou em ação, desligando a fonte se você extrair mais do que ela pode suportar, evitando que ela se queime.

Quando a ventoinha da fonte estava girando lentamente ela realmente é silenciosa, mas assim que ela começa girar com sua velocidade de rotação máxima o nível de ruído se torna alto.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



O resultado já era esperado, mas é bom ter uma fonte como essa testada pelo CdH para servir de referência em comparações.

Ela é uma versão de luxo das fontes da Seasonic, que já são muito boas mesmo na versão "normal".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente para quem procura uma fonte simples essa fonte e o bicho!!! a unica coisa que deve para zalman sao os conectores para a placa de video... como eu nao tenho interesse em fazer SLI ou Cross, nem computador eu tenho para isso..rsrs essa cairia muito bem no meu bolso... ainda mais por saber que utilizaria ela na melhor eficiencia (88%)... parabens Gabriel otimo teste!!! so uma duvida: ela tem varistor? você nao comentou...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótimo teste e como já dito esse resultado era esperado. Meus sinceros parabens a esse site que me ajudou a iniciar na informatica e que a cada dia ofereçe mais conteudo, e o mais importante, da melhor qulidade.

Gostaria de ver agora como a Zalman 460B-APS se comportaria perante a esse monstro da Corsair, com certeza essa é uma das maiores brigas entre fontes de alimentação da história. Parabens novamente pelo teste.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teste muito bom, mais uma vez parabenizo o Gabriel Torres(e a todos do CDH tb) por esta excelente iniciativa, afinal está surgindo uma verdadeira "fonte"(desculpem o trocadilho:D) de pesquisas no que diz respeito a fontes de alimentação, algo muito raro atualmente.

Eu tb gostaria de ver um teste da Zalman ZM460B-APS, afinal ela é a principal concorrente da Corsair, e seria bom definir qual das duas realmente se sai melhor no fim das contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom os teste, e o futuro embate zalman 460B-APS x Corsair 450VX será uma ótima briga, praincipalmente pro bolso do brasileiro, que compra um monte de porcarias e só com esse tipo de iniciativa (os testes) é que temos a certeza de estar levando um produto que realmente vale o que pagamos. Parabéns ao Gabriel Torres e a toda equipe do CDH!!! Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou um feliz proprietário de uma dessas crianças, ela tá segurando tranquilamente minha configuração:

Asus P53

Q6600 (3.4ghz) ( ARCTIC COOLING Freezer 7 Pro )

4GB DDR2 1066

XFX 8800 GTS 512MB

3 HD'S ( 2 sata e 1 IDE )

1 Gravador DVD Pionner

1 placa captura pixelview

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente espetacular esta fonte, este teste veio em excelente hora, e confirmou o que eu já imaginava, uma fonte espetacular, pena que a estou procurando a muito tempo e não acho de jeito nenhum. Uma pena, deixo aqui os parabéns a toda equipe do GT por este excelente teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos do CDH, parabéns pelo belíssimo trabalho com as fontes! Realmente é muito esclarecedor e um excelente guia para compras.

Sempre concordei que uma boa máquina começa pela fonte.

Aproveito a ocasião para perguntar se para a Enermax Liberty ELT620AWT-DXX haverá um teste complementar ao de "Primeiras impressões" no nível dos últimos postados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!