Introdução
A Duex tem duas séries de fontes de alimentação, uma com potência “nominal” e outra com potência “real”. Nós já testamos uma fonte da primeira série, a Duex DX 450 S de “450 W”, que em nossos testes só conseguiu entregar até 230 W. Vamos agora testar a DX500FSE, que a marca promete ser um produto de 500 W “reais”. Será? Confira.
O pessoal da Duex foi reprovado na terceira série do ensino fundamental, pois eles não sabem fazer soma. Na etiqueta da fonte diz que a potência combinada de +5 V e de +3,3 V é de 115 W, e que a potência máxima da saída de +12 V é de 192 W. Somando-se isso aos 6 W máximos da saída de -12 V e aos 10 W máximos da saída +5VSB temos um total de... 323 W! De onde eles tiraram que esta fonte é de 500 W? O pior é que está escrito na etiqueta, “Potência real: 500 W; Pico de potência: 550 W”.
Assim como a DX 450 S, a DX500FSE é fabricada por uma obscura empresa chinesa chamada Yodia, sendo na realidade o modelo “Series 8” deles (não listado no site deles). Esta fonte é também vendida em outros países subdesenvolvidos usando a marca “CEMO Power”. Ficamos estupefatos ao vermos a cara de pau desse fabricante nesta parte do site deles, onde para uma outra fonte eles indicam a potência real e a potência “proposta para a etiqueta”. Um fabricante desses tinha que ser fechado e seus dirigentes, presos por fraude.
Figura 1: Fonte de alimentação Duex DX500FSE
Figura 2: Fonte de alimentação Duex DX500FSE
A Duex DX500FSE tem 15,5 cm de profundidade e usa uma ventoinha de mancal de 120 mm (modelo WAM 14025S da Xiong Li Electronic) em sua parte inferior. Esta fonte não possui circuito PFC e é baseada na obsoleta topologia meia-ponte.
Ela não tem nenhum sistema de cabeamento modular, mas seus cabos têm proteção de nylon. Todos os fios são 20 AWG, isto é, são mais finos do que o mínimo recomendado. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos, 40 cm de comprimento
- Um cabo com um conector ATX12V, 42 cm de comprimento
- Um cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis pinos, 42 cm de comprimento
- Dois cabos com dois conectores de alimentação SATA cada, 40 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidades de disquete, 41 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores
A configuração de cabos desta fonte mostra que ela definitivamente é um produto de entrada, pela quantidade reduzida de conectores e uso de cabos extremamente curtos.
Figura 3: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas