Introdução
A Enermax MODU87+ é a série de fontes de alimentação com certificação 80 Plus Gold da Enermax, o que significa que as fontes desta série apresentam eficiência de pelo menos 90% em carga típica (350 W no caso do modelo testado) e 87% em cargas leve (140 W no caso do modelo testado) e máxima. Vamos dissecar o modelo de 700 W desta nova série.
A série MODU87+ terá modelos de 500 W a 900 W, mas apenas os modelos de 600 W e 700 W estão sendo lançados este mês; os outros modelos serão lançados em seguida. Assim como outras fontes da Enermax, o nome MODU87+ significa que as fontes desta série possuem sistema de cabeamento modular. A Enermax também lançará a série PRO87+ com fontes idênticas às da série MODU87+, mas sem sistema de cabeamento modular.
Figura 1: Fonte de alimentação Enermax MODU87+ 700 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Enermax MODU87+ 700 W.
A Enermax MODU87+ 700 W mede 16 cm de profundidade, tem uma ventoinha de 140 mm com rolamento magnético localizada em sua parte inferior e circuito PFC ativo, é claro.
A fonte testada tem sistema de cabeamento modular com sete conectores, com três cabos permanentemente instalados na fonte de alimentação. Esses cabos têm proteção de nylon que sai de dentro da fonte.
Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 24 pinos (sem opção para 20 pinos, 61 cm, permanentemente instalado na fonte de alimentação).
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V (61 cm, permanentemente instalado na fonte de alimentação).
- Um cabo com um conector EPS12V (61 cm, permanentemente instalado na fonte de alimentação).
- Dois cabos com dois conectores de alimentação auxiliares para placas de vídeo cada. É importante notar que embora cada cabo tenha dois conectores, estes conectores são instalados em fios individuais, não compartilhando os mesmos fios, que é a melhor solução (49 cm, sistema de cabeamento modular).
- Um cabo com quatro conectores SATA (45 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular).
- Um cabo de alimentação para periféricos com quatro conectores padrão e um conector para unidades de disquete (45 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular).
- Dois cabos com dois conectores de alimentação SATA e dois conectores de alimentação para periféricos cada (45 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores, sistema de cabeamento modular).
Esta configuração é boa o suficiente para um produto de 700 W, oferecendo quatro conectores para placas de vídeo, o que permite a você instalar duas placas de vídeo que necessitem de dois conectores de alimentação cada.
Figura 3: Cabos.
O cabo principal da placa-mãe usa fios mais grossos de 16 AWG, o que é excelente, enquanto que os outros cabos utilizam fios 18 AWG, que é o mínimo recomendado.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas