Introdução
A REVOLUTION85+ é uma série de fontes de alimentação da Enermax cujos modelos possuem certificação 80 Plus Silver, sistema de cabeamento modular, circuito de chaveamento ressonante e projeto síncrono com conversão DC-DC. O fabricante promete que as fontes desta série são capazes de fornecer sua potência rotulada a 50° C, e até 99% de potência pode se extraída dos barramentos de +12 V. As fontes de alimentação desta série estão disponíveis em modelos de 850 W, 920 W, 950 W, 1.020 W, 1.050 W e 1.250 W. Os modelos de 920 W e 1.020 W são novas adições a esta série e têm quatro barramentos de +12 V, enquanto os outros modelos têm seis barramentos de +12 V. Vejamos como o novo modelo de 920 W se sai em nossos testes.
A propósito, todos os modelos “antigos” (ou seja, todos os modelos exceto os de 920 W e 1.020 W) estão disponíveis em duas versões: SLI ou CrossFireX. Isto significa apenas que eles foram certificados pela NVIDIA ou AMD/ATI, respectivamente. Ambas as versões são idênticas.
Figura 1: Fonte de alimentação Enermax REVOLUTION85+ 920 W
Figura 2: Fonte de alimentação Enermax REVOLUTION85+ 920 W
A Enermax REVOLUTION85+ 920 W é uma fonte grande, medindo 18 cm de profundidade. Ela tem uma ventoinha de 140 mm (modelo Power Cooler PD1402512H com rolamento “twister”) localizada em sua parte inferior. Infelizmente não encontramos o site do fabricante desta ventoinha e por isso não podemos falar sobre suas especificações técnicas. O número UL disponível na ventoinha aponta para a Enermax, o que significa que esta “marca” pertence a eles. Esta ventoinha continua funcionando por alguns segundos após o micro ter sido desligado, o que é realmente bacana para refrigerar os componentes da fonte após você ter usado o micro.
Esta fonte possui circuito PFC ativo, é claro.
Ela vem com um sistema de cabeamento modular com oito conectores, três vermelhos para cabos de alimentação para placas de vídeo e cinco pretos para conectores de alimentação SATA e para periféricos. Cinco cabos estão permanentemente instalados na fonte. Os cabos inclusos são os seguintes:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 24 pinos, 57 cm (permanentemente instalado na fonte)
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 59 cm (permanentemente instalado na fonte)
- Um cabo com um conector EPS12V, 59 cm (permanentemente instalado na fonte)
- Dois cabos com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo cada, 46 cm (permanentemente instalado na fonte)
- Quatro cabos com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo cada, 51 cm (sistema de cabeamento modular)
- Três cabos com quatro conectores de alimentação SATA cada, 46 cm até o primeiro conector, 10 cm entre os conectores (sistema de cabeamento modular)
- Dois cabos com três conectores de alimentação para periféricos cada, 46 cm até o primeiro conector, 10 cm entre os conectores (sistema de cabeamento modular)
Todos os fios são 18 AWG, exceto o cabo principal da placa-mãe, que usa fios mais grossos 16 AWG.
A configuração de cabos é perfeita e permitirá a você instalar diretamente ate três placas de vídeo que necessitem de dois conectores de alimentação auxiliares cada. Como um conector vermelho do sistema de cabeamento modular não é usado, você pode comprar um cabo adicional com dois conectores de seis/oito pinos chamado EMC014 para poder instalar até quatro placas de vídeo que necessitem de dois conectores de alimentação auxiliares cada.
Também é importante notar que cada par de conectores para placas de vídeo parece estar conectado à fonte através de um cabo “Y”, mas na realidade isto não acontece, já que o conector usa fios individuais.
Figura 3: Cabos
A Enermax está dando com esta fonte uma ventoinha Apollish UCAP12 de 120 mm para ser usada em seu gabinete (ver Figura 4). Nós fizemos um pequeno vídeo mostrando o funcionamento desta ventoinha.
Figura 4: Ventoinha Apollish que vem gratuitamente com esta fonte de alimentação
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas