

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da EliteXStream 1000 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBJ2006 em seu estágio primário capaz de fornecer até 20 A a 110°C. Este componente está claramente superdimensionado: a 115 V ele seria capaz de puxar até 2.300 W da rede. Supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 1.840 W sem que este componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.
Figura 8: Ponte de retificação.
O circuito PFC ativo usa três transistores de potência MOSFET 20N60C3, o mesmo usado por várias outras fontes de alimentação que já vimos. Cada um é capaz de fornecer até 300 A a 25°C em modo pulsante (que é o caso) ou até 45 A a 25°C ou 20 A a 110°C (veja o que a diferença de temperatura faz). Normalmente o circuito PFC ativo tem apenas dois transistores. Outras fontes de alimentação que já vimos até o momento e que utilizam três transistores no circuito PFC ativo incluem a Zalman ZM-600HP, OCZ StealthXstream 600 W e a OCZ GameXstream 700 W.
Outra coisa diferente no circuito PFC ativo desta fonte é o uso de três capacitores eletrolíticos japoneses da Hitachi rotulados a 105°C conectados em paralelo. Quando os capacitores são conectados em paralelo os valores de suas capacitâncias são somados. Portanto três capacitores de 330 µF conectados em paralelo equivalem a um capacitor de 990 µF. Este é um macete muito inteligente para obter uma maior capacitância sem usar um componente fisicamente maior. Esta é a melhor configuração possível: capacitores japoneses, alto limite de temperatura e capacitância muito elevada.
Figura 9: Capacitores do circuito PFC ativo.
Na seção de chaveamento esta fonte utiliza dois outros transistores 20N60C3 na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. As especificações para esses transistores foram publicadas acima. Eles alimentam os dois transformadores disponíveis, que têm seus primários conectados em paralelo. Portanto apensar de esta fonte ter dois transformadores eles são alimentados e controlados pelo mesmo circuito.
Como você pode ver na Figura 10 todos os principais semicondutores do primário são instalados no mesmo dissipador de calor.
Figura 10: Diodo do PFC ativo, três transistores do PFC e dois transistores chaveadores.
Esta fonte utiliza um controlador PFC/PWM discreto em vez de usar um circuito integrado que tem este circuito já pronto. Nesta fonte este circuito foi feito usando um comparador LM339, um controlador de modo de corrente UC3845B e um controlador PFC ICE2PCS02.
Figura 11: Controlador do PFC ativo/PWM.
Respostas recomendadas