Análise do Secundário
Apesar de a Sentey oficialmente oferecer a SD850-SS como tendo certificação 80 Plus padrão, ela usa um projeto síncrono, onde os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET. Além disso, essa fonte também utiliza um projeto DC-DC no seu secundário, o que significa que ela é, basicamente, uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas ao barramento de +12 V principal. Ambos os projetos são usados para aumentar a eficiência da fonte e normalmente são vistos apenas em fontes de alimentação de alta eficiência, com pelo menos certificação 80 Plus Bronze.
A saída de +12 V usa quatro transistores MOSFET IPP040N06N, cada um suportando até 80 A a 100° C em modo contínuo ou até 320 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 4 mΩ.
Figura 15: Os transistores de +12 V
Como foi explicado, as saídas de +5 V e de +3,3 V são produzidas por dois conversores DC-DC, que estão localizados em uma única placa do circuito impresso, instalada à placa de circuito impresso principal. Cada conversor é controlado por um circuito integrado NCP1587A e usa dois transistores MOSFET IPD060N03L, cada um suportando até 50 A a 100° C em modo contínuo ou até 43 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 6 mΩ.
Figura 16: Os conversores DC-DC
Figura 17: Os conversores DC-DC
Nós não encontramos um circuito integrado para monitoramento das saídas desta fonte de alimentação. Como o fio Power Good e os fios de monitoramento estavam conectados à pequena placa do circuito impresso na qual o controlador ressonante estava instalado, nós supomos que o enigmático controlador SF29601, com ajuda de quatro amplificadores operacionais oferecidos pelo circuito integrado LM324, sejam responsáveis pelo monitoramento das saídas da fonte.
Os capacitores eletrolíticos disponíveis no secundário também são da CapXon e rotulados a 105⁰ C, com exceção do capacitor eletrolítico usado na saída +5VSB, que é da Su’scon.
Figura 18: Capacitores
Respostas recomendadas