Distribuição da Potência
Na Figura 15 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de potência desta fonte.
Figura 15: Etiqueta da fonte de alimentação.
Em teoria esta fonte de alimentação tem dois barramentos virtuais de +12 V distribuídos da seguinte forma:
- +12V1 (fio amarelo sólido): Cabo principal da placa-mãe, conectores de alimentação para periféricos e conectores de alimentação SATA.
- +12V2 (fio amarelo com listra preta): Conectores ATX12V/EPS12V e conector de alimentação auxiliar da placa de vídeo.
Em nossa opinião as saídas desta fonte não estão bem distribuídas, já que preferimos ver o conector ATX12V/EPS12V em um barramento diferente do conector da placa de vídeo. No entanto, durante nossos testes a proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) falhou (o que faz sentido, já que o circuito integrado de monitoramento não suporta esta proteção e a Seventeam não lista esta proteção como um recurso disponível nesta fonte), fazendo com que esta fonte funcionasse como se tivesse apenas um barramento, portanto esta separação +12V1/+12V2 não faz sentido.
Só para lembrar, a diferença entre um projeto com um único barramento e um projeto com múltiplos barramentos está no circuito de proteção contra sobrecarga de corrente (OCP), onde no projeto com um único barramento este circuito monitora todas as saídas de +12 V ao mesmo tempo, enquanto que em projetos com múltiplos barramentos há um circuito OCP separado para cada grupo de fios (“barramentos virtuais”).
Vamos agora ver se esta fonte pode realmente fornecer 380 W.
Respostas recomendadas