Por Dentro da ZM600-HP
Nós decidimos desmontar esta fonte de alimentação para vermos qual projeto e componentes foram utilizados. Leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas para entender como uma fonte de alimentação trabalha internamente e para comparar esta fonte de alimentação com outras.
Nesta página teremos uma visão geral, enquanto que na página seguinte discutiremos em detalhes a qualidade e as características dos componentes usados.
Nós podemos apontar várias diferenças entre esta fonte de alimentação e uma fonte genérica: a qualidade da construção da placa de circuito impresso; o uso de mais componentes no estágio de filtragem de transientes; a potência de todos os componentes; o projeto; etc.
Nas Figuras 8 e 9 você pode comparar a Zalman ZM600-HP com a OCZ GameXstream 700 W. Você pode notar apenas quatro diferenças entre essas duas fontes: a cor da placa de circuito impresso, o uso de um design diferente no dissipador de calor, o uso de um circuito integrado regulador de tensão na OCZ GameXstream 700 W para a criação de uma carga mínima no barramento de +5 V e o sistema de cabeamento modular (disponível apenas na Zalman ZM600-HP). Nas próximas páginas veremos se os componentes usados nas duas fontes são os mesmos.
Figura 8: OCZ GameXstream 700 W.
Figura 9: Zalman ZM600-HP.
O design do dissipador de calor usado no secundário é muito interessante, com um heat-pipe de cobre. Na Figura 10 você pode vê-lo melhor.
Figura 10: Por dentro da Zalman ZM600-HP.
Figura 11: Por dentro da Zalman ZM600-HP.
Respostas recomendadas