As Baias dos Discos
Oficialmente este gabinete tem cinco baias externas de 5,25”, mas se você remover a gaiola dos discos rígidos (que é presa ao chassi usando oito parafusos de dedo) você ganha mais três baias de 5,25”, totalizando oito. Uma das baias de 5,25” pode ser convertida em uma baia de 3,5” usando os adaptadores inclusos, que suporta tanto dispositivos externos (unidades de disquete, leitores de cartões de memória, etc) e internos (discos rígidos). Desta forma se você remover a gaiola do disco rígido você pode ainda instalar um disco rígido em uma das baias de 5,25”. Ou você pode instalar um disco rígido ou unidade SSD de 2,5”, já que este gabinete tem um adaptador para a instalação de dispositivos de 2,5” no lado esquerdo das baias de 5,25”.
Figura 17: “Baia” de 2,5”.
Este gabinete tem mecanismos que dispensam o uso de parafusos para a instalação de apenas quatro dispositivos de 5,25”: a primeira baia de 5,25” não vem com este sistema instalado, portanto você terá de usar parafusos convencionais caso queira instalar uma unidade óptica nesta baia.
Figura 18: A primeira baia de 5,25” não vem com mecanismos de retenção que dispensam o uso de parafusos.
A gaiola do disco rígido suporta a instalação de apenas três discos rígidos de 3,5”, o que é uma desvantagem deste gabinete. Você precisa usar parafusos para instalar os discos rígidos, mas a vantagem aqui é que as baias utilizam amortecedores de borracha para reduzir o ruído produzido pelos discos rígidos. Diferentemente do Raven RV01, o RV02 não vem com conectores hot-swap para discos rígidos.
Figura 19: Gaiola do disco rígido. Note os suportes de borracha.
Respostas recomendadas