O DL116 por Dentro
Abrindo o gabinete, imediatamente fomos descobrir qual o modelo da placa-mãe usado, que é uma ECS 945GCD-I330 V1.0. Como era de se esperar com um processador Atom, este fica soldado à placa-mãe. Uma pena que a CCE usou um gabinete microATX nesse computador, já que a placa-mãe usa o padrão mini-ITX, o que permitiria a montagem em um gabinete bem compacto (também conhecido por SFF), economizando espaço na mesa do usuário e tornando o computador mais charmoso. Note na Figura 9 a quantidade de espaço vazio dentro do gabinete.
Figura 9: Visão interna.
A placa-mãe ECS 945GCD-I330 V1.0, como já dissemos, usa o padrao mini-ITX, sendo voltada a computadores ultra compactos. Ela tem apenas um slot PCI e um soquete para módulo de memória. Olhando a placa-mãe pela primeira vez você pode pensar que o processador está sob o dissipador dotado de uma ventoinha no centro da placa, mas na verdade este dissipador é o do chipset Intel 945GC. À esquerda dele, vemos a ponte sul ICH7 (sem dissipador) e à direita o dissipador passivo (sem ventoinha) preto que refrigera o processador.
Figura 10: Placa-mãe.
Na Figura 11 você pode ver o processador Atom 330 sem o dissipador. Note como os dois núcleos são fisicamente separados.
Figura 11: Processador.
Respostas recomendadas