Introdução
Vinte e sete milhões de pessoas podem estar erradas? Este é o número aproximado de iPods vendidos desde outubro de 2001, e, até semana passada, eu acreditava que sim. Não entendia a fascinação por um tocador de MP3 “como outro qualquer” e ficava indignado com os preços astronômicos praticados no Brasil. Já conhecia de passagem o iPod mini, que tinha achado divertido, mas pouco mais do que isso.
Foi então que, em um arroubo de consumismo (e oportunismo), pedi para minha querida amiga Luciana de Moraes, que estava nos EUA, trazer um recém-lançado iPod nano para mim. Enquanto me penitenciava por ter cedido ao modismo, ela fazia a expectativa crescer, avisando por e-mail: “Comprei o iPod nano de 2 GB. Pretinho, lindo, lindo!”.
Figura 1: iPod nano de 2 GB e fones de ouvido.
Alguns dias depois, ao abrir a caixa e me deparar com o brinquedo, tive de me conter para não repetir as palavras da Luciana – para um marmanjo, como eu, ia pegar mal. O primeiro impacto é causado pelo tamanho: quem acha o iPod mini pequeno (9,1x5,1x1,3cm, 102 gramas) vai se surpreender com o nano (8,9x4x0,68cm, 42,5 gramas). Parece um daqueles celulares minúsculos de filme. Aliás, o nano substituiu oficialmente o mini na linha de produtos da Apple.
Figura 2: iPod nano comparado a uma rolha.
Figura 3: iPod nano ao lado de uma caixa de fósforo.
Depois de instalar o iTunes – que, diga-se de passagem, negou-se a rodar na versão em português – e carregar o bichinho, comecei a transferir algumas músicas. Nesse aspecto, é importante lembrar que o nano, por enquanto, só existe em versões de 2 GB e 4 GB. Parece pouco quando se compara ao iPod normal (10,4x6,1x1,1/1,4cm e 136/156 gramas), que já chegou aos 60 GB, mas é o bastante para carregar cerca de 500 músicas no bolso (no modelo de 2 GB).
A diferença, aliás, deve-se à utilização de memória flash no nano, enquanto o iPod comum usa disco rígido. A memória flash tem uma vantagem – não está sujeita a falhas mecânicas – e uma grande desvantagem – o preço – que a Apple contornou fechando um contrato bastante amigável com a Samsung. O nano de 2 GB custa US$ 200 nos EUA.
Respostas recomendadas