Ir ao conteúdo

Teste da Câmera Digital Fujifilm FinePix Z30


Teste da Câmera Digital Fujifilm FinePix Z30

O Hardware da Z30

A frente da câmera, como mostrado na Figura 3, tem um painel deslizante que cobre a lente. Quando deslizamos o painel aberto para revelar a lente, a câmera é ligada. Ela produz um som melódico, uma pequena luz na frente acende e a tela de LCD é ligada. Ao fechar o painel da lente, a câmera é desligada. O flash está localizado na parte superior do painel deslizante. A lente não se estende a partir do corpo da câmera quando em uso. Em vez disso, não vemos qualquer movimento na lente.

Quando nós começamos a usar a câmera, ela fazia um ruído de clique sempre que era ligada. Nós removemos e reinserimos a bateria e experimentamos um outro cartão de memória, mas o som persistia. Embora não fosse terrivelmente forte, era meio chato. Se tivéssemos comprado a câmera, poderíamos tê-la devolvido imediatamente para a loja. No entanto, já que a Fujifilm a enviou para análise, continuamos a usá-la para ver se o som piorava. O som estava sempre lá durante os primeiros 12 dias de uso. Então, para nosso espanto, ele desapareceu completamente. Estamos usando a câmera por mais de um mês sem repetição do som misterioso.

A tela de LCD de 2,7 polegadas tem resolução de 230.000 pixels. Há uma ligeira granulação na tela. Embora não chegue a ser preocupante, a tela simplesmente não é tão nítida e clara como algumas outras que já vimos. Conforme mostrado na Figura 4, a tela toma quase toda a parte traseira da câmera, deixando os botões do lado direito. Isso pode trazer problemas, pois não deixa lugar para colocar os dedos ao segurar a câmera para tirar uma foto.

Figura 4: A parte traseira da câmera.
Figura 4: A parte traseira da câmera.

Somando a esse problema vem o fato de que a lente é deslocada para a lateral da câmera, conforme mostrado na Figura 5. Isto significa que não só você pode lutar para encontrar uma maneira de segurar a câmera, mas ocasionalmente um dedo vai entrar na frente do foco se não formos cuidadosos.

Figura 5: A frente da Z30 com a tampa da lente aberta.
Figura 5: A frente da Z30 com a tampa da lente aberta.

Os controles de câmera são duas colunas de botões localizados à direita da tela, como mostrado na Figura 6. Estes botões são emborrachados, o que confere uma sensação agradável, mas também contribuem para a qualidade parecida com brinquedo da câmera. No geral, os botões são muito pequenos e muito juntos. Apenas o botão de Menu é fácil de encontrar, pois é um pouco arredondado no lado direito e há um ligeiro ressalto na câmera (veja a Figura 7) que ajuda a orientar-nos através do toque.

Figura 6: Os botões de navegação.
Figura 6: Os botões de navegação.

Figura 7: O ressalto na lateral.
Figura 7: O ressalto na lateral.

Os botões são (de cima para baixo), W & T para o controle de zoom, Apagar & Reprodução, Macro & Flash, Auto-Temporizador & Menu/OK e Mostrar/Voltar e Modo Filme. Notamos que quatro dos botões possuem setas vermelhas sobre eles. Eles funcionam também como controles direcionais de quatro vias. Três desses botões direcionais estão na coluna de botões da direita. Como eles não estão dispostos no típico formato de cruz, usá-los pode ser um pouco problemático. Temos sempre que olhar para o teclado para encontrar a pequena seta vermelha para saber qual o botão certo a apertar.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!