Periféricos On-Board
O chipset Intel H55 é uma solução com apenas um chip. As características básicas deste chipset incluem seis portas SATA-300 (sem suporte a RAID), 12 portas USB 2.0 suportando o recurso “Desabilitar Porta USB” (que permite a você desabilitar portas USB individuais), rede Gigabit Ethernet e seis pistas PCI Express x1. O H55 não suporta portas ATA paralelas (PATA).
A ASRock H55DE3 oferece quatro portas SATA-300 e as duas restantes foram convertidas em portas eSATA-300 no painel traseiro. Essas portas eSATA compartilham seus conectores com portas USB 2.0, como você pode ver na Figura 5. As quatro portas SATA estão instaladas no canto inferior esquerdo da placa-mãe e, portanto, não serão bloqueadas pela instalação de placas de vídeo.
Figura 4: Portas SATA.
O chipset não suporta uma porta ATA paralela (PATA) e esta placa-mãe não vem com um controlador externo suportando este tipo de conexão. A ASRock H55DE3 também não vem com um controlador para unidades de disquete.
Por outro lado, esta placa-mãe vem com uma porta serial, como mostramos na Figura 2 (a placa não vem com o adaptador para usar esta porta). Várias placas-mães H55 estão também vindo com uma porta paralela, o que não é o caso da H55DE3.
A ASRock H55D3 vem com um circuito infravermelho e caso você queira usar este tipo de comunicação precisará comprar um módulo transmissor/receptor e instalá-lo no conector “IR1” disponível na placa-mãe.
Esta placa-mãe tem todas as 12 portas USB 2.0 suportadas pelo chipset, seis soldadas no painel traseiro e seis disponíveis através de três conectores na placa. Como mencionamos, duas das portas USB 2.0 do painel traseiro compartilham os mesmos conectores com as portas eSATA. Por se tratar de um produto de baixo custo, esta placa não suporta portas FireWire.
O áudio é gerado pelo chipset usando um codec VIA VT1718, que é um componente de oito canais. Infelizmente a VIA não publicou as especificações técnicas deste codec em seu site. Esta placa-mãe vem com uma saída SPDIF óptica on-board, o que é excelente. A placa-mãe tem um conector SPDIF e você pode instalar um adaptador contendo uma saída SPDIF coaxial caso precise de uma (este adaptador não vem com a placa).
Os conectores de áudio oferecem saídas analógicas independentes 5.1, mas saídas analógicas compartilhadas 7.1. Traduzindo: se você usar um sistema de caixas analógicas 5.1, poderá usar os conectores mic in e line in ao mesmo tempo. No entanto, se você instalar um sistema de caixas analógicas 7.1, você “matará” os conectores mic in e line in.
A ASRock H55DE3 tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111DL, conectado à placa através de uma pista PCI Express x1 e, portanto, apresentando o desempenho máximo possível.
Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector para teclado PS/2, seis portas USB 2.0, saída VGA, saída DVI-D, saída HDMI, duas portas eSATA (compartilhando os conectores com as portas USB 2.0), porta Gigabit Ethernet, saída SPDIF óptica e conectores de áudio analógico (saída 5.1 independente ou saída 7.1 compartilhada).
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe.
Respostas recomendadas