Periféricos On-Board
O chipset Intel X79 é uma solução de apenas um chip e também é conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300 (RAID 0, 1, 10 e 5).
A ASRock X79 Fatal1ty Professional tem outras quatro portas SATA-600, controladas por dois chips Marvell 88SE9172, ambos suportando RAID 0 e 1.
Um ponto negativo desta placa é o fato de o fabricante ter usado apenas duas cores para identificar as portas SATA, preto para as portas SATA-300 e cinza para as portas SATA-600. O fabricante deveria ter usado cores diferentes para identificar onde cada porta está conectada. Em nossa opinião a ASRock deveria ter usado uma cor para as portas SATA-600 controladas pelo chipset (que estão à esquerda das portas SATA-300) e outra cor para as portas controladas pelos chips adicionais.
Todas as portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe, rotacionadas 90° e, portanto, a instalação de placas de vídeo não as bloquearão. Ver Figura 4.
Figura 4: Portas SATA-600 (conectores vermelhos) e portas SATA-300 (conectores pretos)
Esta placa-mãe também tem duas portas eSATA-600, controladas por outro chip Marvell 88SE9172.
O chipset Intel X79 suporta 14 portas USB 2.0, mas infelizmente não traz ainda suporte nativo para portas USB 3.0. A ASRock X79 Fatal1ty Professional oferece 12 portas USB 2.0, seis soldadas no painel traseiro e seis disponíveis através de três conectores localizados na placa-mãe. Ela também suporta oito portas USB 3.0, quatro localizadas no painel traseiro da placa-mãe e controladas por um chip Texas Instruments TUSB7340 e quatro disponíveis através de dois conectores na placa-mãe controladas por outro chip Texas Instruments TUSB7340. A placa-mãe vem com um painel de 3,5” contendo duas portas USB 3.0 para você usar o conector USB 3.0 da placa-mãe, caso o seu gabinete não tenha portas USB 3.0 com um conector interno.
A ASRock X79 Fatal1ty Professional tem duas portas FireWire, uma soldada no painel traseiro e outra disponível através de um conector interno. Essas portas são controladas por um chip VIA VT6315N.
Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC898, que é um componente de nível profissional. Este componente apresenta relação sinal/ruído de 110 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Com essas especificações você pode trabalhar profissionalmente com edição de áudio analógico (por exemplo, converter LPs para CDs ou arquivos MP3, converter VHS para DVDs ou qualquer outro formato digital, etc.) sem a inclusão de ruído de fundo. A placa tem saídas SPDIF coaxial e óptica e conectores de áudio analógico independentes 7.1.
A ASRock X79 Fatal1ty Professional tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Broadcom BCM57781.
Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector PS/2 para teclado, seis portas USB 2.0, botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, saídas SPDIF coaxial e óptica, quatro portas USB 3.0, uma porta FireWire, duas portas eSATA-600, uma porta Gigabit Ethernet e conectores de áudio analógico independentes 7.1.
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe
A porta USB 2.0 abaixo da porta FireWire é uma porta especial chamada “Fatal1ty”, que permite a você a configurar manualmente a sua taxa de varredura, entre 125 Hz e 1 kHz. O principal problema aqui é que não há uma etiqueta indicando a localização desta porta. O fabricante deveria ter usado uma cor diferente (vermelho) para esta porta, o que facilitaria a sua identificação.
Respostas recomendadas