Periféricos On-Board (Cont.)
Na Figura 6 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector para teclado PS/2, sete portas USB 2.0 (conectores pretos), botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, duas portas USB 3.0 (conectores azuis), saída SPDIF óptica, porta FireWire, porta eSATA-300 (conector verde), uma porta Gigabit Ethernet, botão ROG Connect e saídas de áudio analógicas independentes 7.1.
Figura 6: Painel traseiro da placa-mãe.
A placa não tem conector para mouse PS/2, o que implica na utilização de um mouse USB.
O recurso ROG Connect é bem interessante. Ele permite a você usar a sétima porta USB 2.0 do painel traseiro (a que está localizada próximo ao botão ROG Connect) para conectar o seu micro a outro (um notebook, por exemplo) através de um cabo que vem com a placa-mãe para fazer overclock e diagnosticar o seu micro a partir do segundo computador.
Por falar em diagnóstico, em vez de um display do POST a Crosshair IV Formula tem uma série de quatro LEDs que indicam qual componente falhou durante a tentativa de inicialização do computador (veja a Figura 7).
Figura 7: LEDs de diagnóstico.
Existem vários outros pequenos recursos voltados par entusiastas. Por exemplo, todos os conectores para ventoinhas auxiliares suportam tecnologia PWM para controlar automaticamente a velocidade de rotação de cada ventoinha, e em três delas a placa-mãe suporta a instalação de um sensor de temperatura para controlar a velocidade de rotação da ventoinha de acordo com a temperatura onde você instalou o sensor.
Na Figura 8 você pode ver todos os acessórios que acompanham a placa.
Figura 8: Acessórios.
Respostas recomendadas