Opções de Overclock
A ASUS Crosshair V Formula oferece várias opções para overclock. Há um botão para overclock próximo aos botões liga/desliga e reset, que permite a você carregar configurações pré-definidas de overclock.
Figura 12: Botões para overclock, liga/desliga e reset
A placa-mãe permite ao usuário monitorar a tensão principal do processador, a tensão VDDA do processador, a tensão da memória, do chip ponte norte, do barramento HyperTransport, do chip ponte sul e a tensão VDDNB usando um multímetro. Ver Figura 13. A ASUS chama este recurso de “ProbeIt”.
Figura 13: Pontos para o monitoramento de tensões
Existem quatro conjuntos de LEDs com um LED verde, um amarelo e um vermelho na placa-mãe. O primeiro conjunto, chamado “CPU”, permite ao usuário monitorar a tensão principal do processador, a tensão VDDNB do processador ou a tensão VDDA do processador. O segundo conjunto, chamado “DDR”, monitora a tensão da memória ou a tensão do barramento de memória (VDDR). O terceiro conjunto, chamado “NB”, monitora a tensão do chip ponte norte ou a tensão do PCI Express. O quarto conjunto, chamado “SB”, monitora a tensão do chip ponte sul ou a tensão do barramento HyperTransport. Você pode configurar qual tensão os LEDs irão monitorar no setup da placa-mãe.
Os LEDs verdes significam que as tensões estão dentro da faixa normal, os LEDs amarelos significa que as tensões estão altas e os LEDs vermelhos significam que as tensões estão muito altas, ou “malucas”, como a ASUS chama. As cores mudarão dependendo das tensões que você configurar, e na página 2-15 do manual do produto há uma tabela contendo as faixas que cada cor representa.
Figura 14: Os LEDs monitorando as tensões do chip ponte norte (“NB”) e do processador (“CPU”)
Respostas recomendadas