Introdução
Com a MAXIMUS VI IMPACT, a ASUS provou que uma placa-mãe Mini-ITX pode ser tão poderosa quanto uma placa-mãe ATX topo de linha. Essa pequena placa-mãe soquete LGA1150 é baseada no chipset Intel Z87 e faz parte da linha ROG (Republic of Gamers), trazendo interface de áudio topo de linha, regulador de tensão de alto desempenho e vários outros recursos. Confira!
O chipset Z87 da Intel oferece duas importantes melhorias em relação ao seu predecessor, o Z77: seis portas USB 3.0 em vez de quatro e seis portas SATA-600 em vez de apenas duas. Outra diferença importante entre os dois chipsets é o local onde as saídas de vídeo da placa-mãe estão conectadas. Enquanto que em ambos os chipsets o vídeo é gerado pelo processador, no Z77 o sinal de vídeo era conectado ao chipset e as saídas de vídeo estavam, portanto, conectadas ao chipset. No chipset Z87, as saídas de vídeo estão conectadas diretamente ao processador. Ambos os chipsets suportam até três monitores de vídeo independentes. O Z87 suporta todos os outros recursos oferecidos pelo Z77, como as tecnologias Smart Response (que permite a instalação de uma unidade SSD com um cache para o disco rígido principal), Smart Connect (que permite ao computador receber e-mails e atualizar páginas de Internet mesmo enquanto estiver “dormindo”) e Rapid Start (que permite ao computador inicializar mais rápido).
Podemos ver a placa-mãe ASUS MAXIMUS VI IMPACT na Figura 1. Como já mencionamos, ela usa o formato Mini-ITX.
Figura 1: Placa-mãe ASUS MAXIMUS VI IMPACT
Na Figura 2, podemos ver o truque usado para montar um regulador de tensão topo de linha em uma placa-mãe Mini-ITX: o uso de uma segunda placa de circuito impresso soldada à placa principal.
Figura 2: Placa do regulador de tensão
Respostas recomendadas