Periféricos On-Board
A ponte sul usada pela Rampage III Extreme é a ICH10R, que possui suporte a seis portas SATA-300 com suporte a RAID 0, 1, 5 e 10, sendo que essas seis portas estão disponíveis nos conectores pretos vistos na Figura 4, localizadas na borda da placa-mãe e rotacionadas 90° e, portanto, as placas de vídeo não as bloquearão.
As duas portas vermelhas são SATA-600, controladas por um chip Marvell 88SE9128, já que infelizmente o chipset da placa não tem suporte nativo ao padrão SATA-600.
Na Figura 4 podemos ver, além das portas SATA, um botão que permite selecionar qual dos dois chips de BIOS está ativo. Um LED ao lado de cada chip indica o chip atualmente em uso.
Figura 4: Portas SATA.
A placa não tem porta ATA paralela (PATA ou IDE) e nem controlador para unidade de disquete.
Esta placa-mãe tem nove portas USB 2.0, sete soldadas no painel traseiro (sendo uma delas exclusiva para o recurso "ROG Connect", que permite controlar o overclock em tempo real usando outro computador) e duas disponíveis através de um conector localizado na placa-mãe. Além disso, ela ainda tem duas portas USB 3.0 no painel traseiro (conectores azuis), controladas por um chip NEC μPD720200.
Duas portas FireWire (IEEE1394) estão presentes, uma com tamanho padrão no painel traseiro e uma disponível através de um conector na placa-mãe. Elas são controladas por um chip VIA VT6315N.
A placa-mãe vem com um adaptador contendo duas portas USB e uma porta FireWire.
O áudio é gerado pelo chipset com a ajuda de um codec Realtek ALC889, que é um componente de nível profissional, permitindo a você trabalhar profissionalmente com captura e edição de áudio (converter discos de vinil e fitas VHS para o formato digital, por exemplo) sem a necessidade de uma placa de som avulsa. Este codec oferece áudio 7.1 com resolução de 24 bits, taxa de amostragem de 192 kHz para as entradas e saídas, relação sinal/ruído de 104 dB para as entradas analógicas e relação sinal/ruído de 108 dB para as saídas. A Rampage III Extreme vem com uma saída SPDIF óptica on-board e você pode incluir uma saída SPDIF coaxial instalando um adaptador (que não vem com a placa) no conector “SPDIF_OUT” localizado na placa-mãe.
A ASUS Rampage III Extreme tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Marvell 88E8059, que é conectada ao micro usando uma pista PCI Express x1, configuração que não limita o desempenho da porta de rede. Este controlador incorpora recursos para “desafogar” o processador do micro de algumas tarefas para aumentar o desempenho prático da rede (por exemplo, cálculo da soma de verificação TCP/IP e UDP, segmentação TCP, suporte para o padrão IEEE 802.1QAV para melhorar a qualidade de serviço em transmissão de áudio e vídeo em tempo real). Interessante o fato dessa placa vir com "apenas" uma porta Gigabit Ethernet, visto que, em geral, placas-mães topo de linha costumam vir com duas portas Ethernet.
Respostas recomendadas