Periféricos on-board
O chipset AMD B450 é uma solução de chip único. Ele oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1 e 10). A ROG STRIX B450-I GAMING traz quatro destas portas.
Duas das portas SATA são instaladas na borda da placa-mãe, e as outras duas próximas à placa auxiliar, conforme podemos ver na Figura 7.
Figura 7: as quatro portas SATA-600 controladas pelo chipset
O chipset AMD B450 suporta seis portas USB 2.0, duas portas USB 3.0 (também chamadas de USB 3.1 Geração 1) e duas portas USB 3.1 Geração 2. Há ainda quatro portas USB 3.0 controladas diretamente pelo processador.
A ASUS ROG STRIX B450-I GAMING oferece duas portas USB 2.0 em um conector localizado na placa-mãe. Ela também oferece seis portas USB 3.0, quatro no painel traseiro da placa-mãe (todas tipo A) e duas disponíveis através de um conector na placa-mãe. Ainda há duas portas USB 3.1 geração 2 no painel traseiro (ambas tipo A).
Um dos destaques desta placa-mãe é o circuito de áudio, que utiliza o codec SupremeFX S1220A, que é uma versão customizada do Realtek ALC1220 (7.1+2 canais, relação sinal/ruído de 120 dB para as saídas analógicas e de 113 dB para as entradas analógicas, resolução de 32 bits, taxa de amostragem de 192 kHz). Os capacitores desse circuito são do fabricante japonês Nichicon. As saídas de áudio são compartilhadas e iluminadas com LEDs indicadores. Não há saída SPDIF óptica.
A placa-mãe analisada tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel I211-AT. Além disso, ela vem com uma interface de rede sem fio Realtek RTL8822BE padrão IEEE 802.11ac de banda dupla, que também suporta Bluetooth 4.2. A placa de rede sem fio vem em um módulo ligado a um slot M.2 localizado no painel traseiro. A Figura 8 mostra este módulo com a blindagem aberta.
Figura 8: placa de rede sem fio
Na Figura 9 podemos ver o painel traseiro da placa-mãe. Aqui temos uma saída HDMI, quatro portas USB 3.0 (azuis), duas portas USB 3.1 (vermelhas), uma porta Gigabit Ethernet, os conectores das antenas Wi-Fi e os conectores de áudio analógico.
Note que esta placa-mãe possui saída de vídeo, mas ela só será habilitada caso você utilize um processador com vídeo integrado.
Figura 9: painel traseiro da placa-mãe
A ASUS ROG STRIX B450-I GAMING traz iluminação RGB padrão Aura Sync na beirada da placa, além de saídas para conexão de fitas de LED RGB endereçáveis.
Figura 10: iluminação RGB
Na Figura 11, podemos ver os acessórios que acompanham a ROG STRIX B450-I GAMING.
Figura 11: acessórios
Respostas recomendadas