Introdução
A 7NJS Ultra Zenith é o modelo topo de linha da Chaintech para a plataforma soquete A, usando o chipset topo de linha da NVIDIA, o nForce 2 Ultra 400. Ela substitui o modelo anterior que nós já testamos, a CT-7NJS Zenith. A diferença entre a 7NJS e a 7NJS Ultra é, além do chipset usado (nForce 2 SPP x nForce 2 Ultra 400), o pacote de recursos extras. O modelo Ultra vem com uma nova versão do painel frontal (CBox) e com controle remoto. Cuidado, portanto, para não confundir a 7NJS Ultra com a 7NJS.
A Chaintech separa seus produtos em três linhas: Zenith, Apogee e Summit. A série Zenith é a mais completa, usando sempre o chipset mais topo de linha disponível na época, trazendo um pacote completo de adicionais junto com a placa-mãe. A série Apogee também apresenta vários recursos extras, mas não tanto quanto na série Zenith. Já a série Summit é uma série de placas-mães baratas, com a mesma qualidade das demais placas da Chaintech, mas sem qualquer "frescura" adicional (como cabos IDE redondos, por exemplo).
Para conhecer mais sobre a Chaintech e sua linha de produtos, leia a nossa cobertura do evento Chaintech Reloaded 2003.
Antes de falarmos da placa-mãe 7NJS Ultra em si, vamos falar um pouco mais sobre a série Zenith e os seus adicionais, visto que eles são iguais para todas as placas-mães desta série, tanto em placas para processadores AMD quanto em placas para processadores Intel.
A caixa da série Zenith é extra grande com um Z transparente permitindo ver um pedaço da placa-mãe. Em placas-mães para processadores AMD a caixa é amarela, enquanto que em placas-mães para processadores Intel a caixa é azul clara. A cor dos componentes plásticos da placa-mãe segue esse padrão, bem como a cor dos cabos.
Figura 1: Caixa da placa-mãe Chaintech CT-7NJS Ultra.
A série Zenith está vindo agora com uma nova versão do painel frontal da Chaintech, chamado Cbox3. Esse novo painel frontal em um leitor para seis tipos diferentes de cartão de memória (Micro Drive, Compact Flash, Memory Stick, Secure Digital, MultiMedia Card e Smart Media), sensor infravermelho para controle remoto (falaremos deste recurso mais adiante), duas portas USB 2.0, uma porta FireWire, saída para fone de ouvido, entrada para microfone e display de diagnóstico POST. Após o micro ter dado o boot, este display passa a indicar a temperatura do processador, um recurso fantástico para os amantes do overclock. Mas isso ainda não é tudo. Esse painel frontal vem agora com três opções de cor: preto, bege e prateado. Assim não há como não combinar com o seu gabinete. A versão anterior desta placa-mãe (7NJS) vinha com a versão anterior do CBox (CBox 2).
Figura 2: Painel frontal Cbox3.
O recurso mais inovador do novo kit da série Zenith é o controle remoto Handigator. Nós já havíamos visto vários periféricos com controle remoto, mas placa-mãe é a primeira vez. Com esse controle remoto você pode acionar o CD-ROM/DVD-ROM, controlar o ponteiro do mouse remotamente e abrir programas através dos botões de atalho existentes (você abre o Internet Explorer pressionando apenas um botão, por exemplo).
Figura 3: Controle remoto Handigator.
As placas-mães da série Zenith vêm com cabos IDE redondos de 60 cm (os cabos da série Apogee são mais curtos, com 45 cm) e cabos Serial ATA na cor da série (amarelo para AMD e azul claro para Intel). Acompanha ainda a série Zenith um cabo adaptador Serial ATA, que converte o plugue de alimentação padrão em plugue de alimentação Serial ATA.
Figura 4: Cabos IDE redondos e cabos Serial ATA.
E, finalizando os periféricos comuns a todas as placas da série Zenith, esta série está vindo agora com um kit de chaves de fenda. São quatro chaves de fendas em uma, que, quando fechadas, fica do tamanho de uma caneta.
Figura 5: Chaves de fendas da série Zenith.
Todas as placas-mães tanto da série Zenith quanto da série Apogee têm os conectores traseiros banhados a ouro, o que além de dar um incrível efeito visual, evita mal-contato e oxidação.
Figura 6: Conectores banhados a ouro.
Essas são características presentes em todas as placas-mães da nova geração da série Zenith. Vamos falar agora da placa-mãe 7NJS Ultra em si.
Respostas recomendadas