Conclusões
Que placa-mãe! Além de ser uma das placas-mães para processadores AMD mais rápidas que você encontrará no mercado, ela possui um excepcional pacote de recursos adicionais – destaque para o painel frontal CBox3, que faz diagnóstico POST e depois do boot mede a temperatura do processador, e para o controle remoto Handigator – e tem vários recursos adicionais que evitarão que você precise de um upgrade por muitos anos: barramento externo de 200 MHz (400 MHz DDR), seis portas USB 2.0, três portas FireWire, AGP 8x, DDR Dual Channel, duas portas Serial ATA, três portas IDE ATA-133, som on-board de seis canais, rede on-board, etc.
A qualidade é um dos pontos fortes das placas-mães da Chaintech de uma forma geral. O esmero em ter os conectores banhados a ouro faz com que você tenha uma placa-mãe que não oxida e mantém o perfeito contato com os conectores externos ao longo dos anos. Ou seja, esta é uma placa-mãe feita para durar.
Vale dar uma recapitulada nas funções do CBox3. Esse painel frontal da Chaintech é realmente excepcional. Primeiro, ele vem com três opções de cor: preto, bege e prateado. Não tem como ele não combinar com o seu gabinete. Segundo, ele tem leitor para seis tipos diferentes de cartão de memória (Micro Drive, Compact Flash, Memory Stick, Secure Digital, MultiMedia Card e Smart Media). Ele tem ainda recursos que paineis de outras marcas também têm: sensor infravermelho (embora nenhuma outra marca tenha lançado um controle remoto para a placa-mãe), duas portas USB 2.0, uma porta FireWire, saída para fone de ouvido e entrada para microfone. Mas o sensacional desse painel, em nossa opinião, é a existência do display de diagnóstico POST, que passa a indicar a temperatura do processador após o boot, um recurso fantástico para os amantes do overclock.
O recurso de recuperação de dados dela é outro ponto importantíssimo de ser levando em conta. Se você está montado micros para serem usados em LAN houses, cybercafés, colégios e qualquer outro lugar onde várias pessoas irão usar o mesmo micro, essa opção é indispensável para que você coloque o micro de volta da maneira que você tinha configurado ele inicialmente, bastando para isso reiniciar a máquina – o que faz com que a Chaintech CT-7NJS Ultra Zenith seja altamente recomendada se você estiver montando máquinas com processadores AMD.
Nós ficamos um pouco decepcionados com a Chaintech porque o modelo equivalente a essa placa-mãe para a plataforma Intel tem dois recursos adicionais que a Chaintech poderia ter colocado nesta placa-mãe. Primeiro, o áudio on-board de oito canais (formato 7.1) usando o chip VIA Envy24. E, segundo, duas placas de rede on-board. Será algum preconceito da Chaintech contra a plataforma AMD? Só o tempo dirá.
Para o usuário brasileiro, no entanto, o único ponto fraco desta placa-mãe é o preço, na faixa de US$ 164 no mercado norte-americano. Mas se você reparar, mesmo com esse monte de recursos adicionais que certamente encarecem o preço final da placa-mãe, ela consegue ser cerca de US$ 10 mais barata do que as placas-mães topo de linha de outros fabricantes.
Enfim, essa é uma placa cujo preço não é para qualquer um. Mas seus recursos adicionais também não são para qualquer um.
Respostas recomendadas