Introdução
A 8RDA3+ da EPoX é atualmente a placa-mãe topo de linha da EPoX para a plataforma AMD, usando o chipset nForce 2 Ultra 400, que oficialmente suporta o barramento de 200 MHz (400 MHz DDR) usado pelos novos modelos de Athlon XP (3200+ e superiores).
O principal atrativo da série nForce 2 é usar o esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo 2 módulos de memória e instalar cada módulo em um canal diferente. Nessa placa-mãe, assim como na maioria das placas-mães baseadas no nForce 2, os soquetes 2 e 3 compatilham o canal A e o soquete 1 representa o canal B. Ou seja, no caso de dois módulos, instale um módulo no soquete 1 e o outro módulo no soquete 2 ou 3. Para facilitar, a EPoX usou a cor verde nos soquetes 1 e 2, e preto no soquete 3. Assim, basta instalar os módulos nos soquetes verdes que não há erro: você estará usando o esquema DDR Dual Channel. Note que a numeração dos soquetes dessa placa-mãe pode ser diferente da numeração usada por outras placas-mães baseadas no nForce 2. Nesta placa, o soquete 1 é o soquete mais afastado, o soquete 3 é o soquete do meio e o soquete 2 é o soquete ao lado do soquete 3.
Figura 1: Placa-mãe EPoX 8RDA+.
Sendo um modelo topo de linha, esta placa-mãe apresenta as tecnologias mais modernas disponíveis no mercado hoje, como três portas FireWire (chip Agere FW323), seis portas USB 2.0, duas portas Serial ATA (chip SiliconImage SiI3112) e som on-board de seis canais (chip C-Media CMI9739).
Figura 2: Detalhe da placa-mãe EPoX 8RDA+: Duas portas Serial ATA, chip SiliconImage SiI3112 e display de diagnósticos.
Como você pode reparar na Figura 2, a 8RDA3+ segue a tradição das placas-mães topo de linha da EPoX e vem com um display de diagnóstico POST, funcionando de maneira similar a placas de diagnóstico POST vendidas no mercado. Na Figura 3 vemos este recurso em ação.
Figura 3: Display de diagnósticos em ação.
Respostas recomendadas