Suporte à Memória
Os processadores soquete LGA1156, assim como os processadores soquete LGA1366 da Intel e os processadores da AMD, têm um controlador de memória integrado. Todos os outros processadores da Intel utilizam um controlador de memória externo localizado no chip ponte norte (também conhecido como MCH, Memory Controller Hub ou Hub Controlador de Memória) do chipset. Isto significa que com esses processadores o chipset (ou seja, a placa-mãe) é o componente responsável por dizer quais as tecnologias e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no micro.
Como a partir de agora o controlador de memória está dentro do processador, é o processador – e não mais o chipset – que define quais as tecnologias e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no micro. A placa-mãe, no entanto, pode ter uma limitação da quantidade de memória que você pode instalar.
Até o momento o controlador de memória integrado dos processadores soquete LGA1156 suportam apenas memórias DDR3 até 1.333 MHz na arquitetura de dois canais. Segundo a EVGA esta placa-mãe suporta memórias trabalhando acima de 1.333 MHz, mas não disse claramente até quanto.
O primeiro e o terceiro soquetes são cinza, enquanto que o segundo e o quarto são pretos. Para obter o desempenho máximo você deve instalar dois ou quatro módulos de memória de modo a habilitar a configuração de dois canais. Quando apenas dois módulos são usados certifique-se de instalá-los nos soquetes cinza. Caso você os instale nos soquetes pretos o computador não ligará.
Figura 3: Soquetes de memória. Instale dois ou quatro módulos para o desempenho máximo.
Respostas recomendadas