Periféricos On-Board
O chipset Intel P55 é uma solução com apenas um chip. As características básicas deste chipset incluem seis portas SATA-300 (suporte a RAID opcional), 14 portas USB 2.0 suportando o recurso “Desabilitar Porta USB” (que permite a você desabilitar portas USB individuais), rede Gigabit Ethernet e oito pistas PCI Express x1. O P55 não suporta portas paralelas ATA (PATA).
A EVGA P55 LE oferece todas as seis portas SATA-300 suportando RAID 0, 1, 0+1, 5 e JBOD. Essas portas estão voltadas para a borda da placa-mãe, como você pode ver na Figura 4. Esta solução é sensacional já que em placas-mães onde as portas são voltadas para cima normalmente o acesso às portas é bloqueado pelas placas de vídeo e em certos casos você não conseguem nem mesmo instalar os cabos SATA nelas.
Figura 4: Portas SATA.
Como o chipset Intel P55 não oferece porta ATA paralela e a EVGA P55 LE não tem nenhum controlador PATA adicional, esta placa-mãe não tem nenhuma porta ATA paralela disponível. Ela também não tem uma controladora para unidade de disquete.
Todas as 14 portas USB 2.0 suportadas pelo o chipset estão presentes, oito soldadas no painel traseiro e seis disponíveis em três conectores na placa-mãe. Adicionalmente a EVGA P55 LE vem com uma controladora FireWire (IEEE 1394) fornecendo duas portas FireWire através de dois conectores localizados na placa-mãe. A placa vem com um adaptador contendo duas portas USB e uma porta FireWire (tamanho padrão), portanto a outra porta FireWire e as outras quatro portas USB devem ser usadas instalando um adaptador adicional ou usando um gabinete que venha com essas portas.
O áudio é gerado pelo o chipset através de um codec Realtek ALC889, que é um componente de nível profissional, oferecendo áudio 7.1 com resolução de 24 bits, relação sinal/ruído de 108 dB para as saídas, relação sinal/ruído de 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de 192 kHz para as entradas e saídas. Esta placa-mãe vem com saídas SPDIF coaxial e óptica soldadas na própria placa, o que é excelente. Como você pode ver na Figura 5, esta placa-mãe tem saídas analógicas independente para todos os oito canais. Com essas especificações você pode trabalhar profissionalmente com edição de áudio e mixagem sem a necessidade de instalar uma placa de som avulsa topo de linha (e cara).
A EVGA P55 LE tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Marvell 88E8057 chip.
Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector para teclado PS/2, botão para limpar o conteúdo da memória de configuração CMOS, saídas SPDIF coaxial e óptica, oito portas USB 2.0, porta Gigabit Ethernet e saídas de áudio analógicas independente no formato 7.1.
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe.
Respostas recomendadas