Introdução
A GA-8GE667 Pro da Gigabyte é um dos mais recentes lançamentos deste famoso fabricante, usando o novo chipset da Intel, o 845GE, que tem vídeo on-board. São apenas duas grandes diferenças do 845GE para o 845G. Primeiro, o 845GE aceita memórias DDR333/PC2700, já o 845G, não. E a segunda, o 845GE suporta a nova tecnologia Hyper-Threading (abreviada HT) utilizada pelos novos modelos de Pentium 4 a partir de 3 GHz. As portas IDE, no entanto, continuam sendo ATA-100.
A diferença da GA-8GE667 para a GA-8GE667 Pro (modelo que testamos) é a existência, nesta última, de rede on-board.
Essa placa-mãe, apesar de ter vídeo on-board, traz recursos presentes somente em placas-mães de boa qualidade, fazendo com que ela não seja uma placa-mãe com vídeo on-board qualquer.
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-8GE667 Pro.
Assim como a maioria das placas-mães da Gigabyte, ela vem com dois BIOS, um principal e um de backup, caso algum vírus apague o BIOS principal da máquina. Ela tem três soquetes de memória, seis slots PCI (realmente uma quantidade absurda, ainda mais sendo uma placa-mãe com vários dispositivos on-board, incluindo vídeo, áudio e rede), slot AGP 4x (permitindo que, no futuro, você desabilite o vídeo on-board e instale uma placa de vídeo de verdade na máquina) e, como comentamos, vídeo on-board (produzido pelo próprio chipset Intel 845GE), rede on-board (produzido pelo chip Intel 82562, nome-código Kinnereth-R) e áudio on-board de seis canais (produzido pela ponte sul do chipset em conjunto com o codec Realtek ALC650), além de interface para dispositivo leitor de cartões de memória (clique aqui caso você não saiba o que é isso).
Em relação ao áudio on-board, há alguns detalhes importantes de serem mencionados. Essa placa-mãe tem interface tanto para entrada SPDIF quanto para saída SPDIF, tanto óptica quanto coaxial (clique aqui caso você não saiba o que é isso). A placa-mãe vem com apenas um adaptador (ver Figura 2) e você terá de escolher entre instalar esse adaptador como saída ou como entrada SPDIF, dependendo da aplicação.
Figura 2: Adaptador SPDIF.
Outro detalhe é que essa placa-mãe tem um adaptador, que não vem com a placa, para fazer com que o micro tenha saídas independentes dos canais traseiro, central e de subwoofer. Esses canais são normalmente compartilhados com as entradas line in e mic in, impossibilitando o uso simultâneo das entradas e saídas.
A placa-mãe tem seis portas USB 2.0, duas soldadas sobre a placa-mãe e quatro através de cabo adaptador, que vem com a placa. O adaptador da Gigabyte nos impressionou porque traz as quatro portas extras em uma única placa (ver Figura 3), sendo que em outras placas-mães normalmente só temos duas portas por adaptador.
Figura 3: Adaptador USB.
Dois outros recursos saltaram aos nossos olhos quando vimos essa placa-mãe pela primeira vez. O primeiro é o cooler gigantesco usado pelo chipset (ver Figura 4). Isso prometia uma placa-mãe excelente para overclock (o que mostrou ser verdade, como veremos em nossos testes). Já o segundo é um alívio para os técnicos: o conector para a ligação dos fios do painel frontal do gabinete é colorido, de acordo com as cores dos fios a serem ligados, e também apresentam a marcação de polaridade. Ou seja, não é preciso ficar lendo nem no manual nem na própria placa onde cada pino é encaixado: basta observar a cor do pino (ver Figura 5).
Figura 4: Cooler do chipset, muito maior do que o usado na maioria das placas-mães.
Figura 5: Os conectores dos fios do painel frontal do gabinete são coloridos.
Além disso, a placa-mãe vem com dois manuais, um manual convencional e um guia de instalação rápida, em tamanho extra grande, muito parecido ao manual que vem na placa-mãe Chaintech CT-9EJL1 Apogee.
Realmente fica claro que a Gigabyte está querendo facilitar a vida dos técnicos e usuários, lembrando também que as placas-mães da Gigabyte trazem suas quinas arredondadas, para evitar que você se machuque na hora da montagem do micro.
Curiosamente essa placa-mãe tem a marcação de itens não soldados sobre ela (duas portas IDE adicionais, chip Promise PDC20276, chip USB 2.0 da NEC, dois conectores USB 2.0 e slot CNR). Entretanto, no site da Gigabyte não há qualquer indicação que essa placa-mãe tenha qualquer um desses itens como opcionais. Ou a Gigabyte pretende lançar uma placa-mãe baseada na GA-8GE667 Pro com esses recursos ativados ou então muito possivelmente a placa de circuito impresso foi aproveitada de algum outro projeto.
O CD da Gigabyte GA-8GE667 Pro é sensacional, ele vem com vários programas da Symantec que realmente sua uma enorme vantagem para quem compra essa placa-mãe: Norton AntiVirus 2002, Norton Internet Security 2002, Norton Personal Firewall, Norton Privacy Control, Norton Parental Control e Ad Blocking. Além disso, acompanha a nova versão do EasyTune, o software de overclock da Gigabyte.
Vamos dar uma recapitulada nos recursos dessa placa-mãe e, em seguida, iremos para os nossos testes de desempenho comparando essa placa-mãe com outras, onde faremos uma análise do desempenho da placa e, principalmente, do desempenho do seu vídeo on-board. E, por fim, testes de overclock e nossas conclusões a respeito dessa placa.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.