Periféricos on-board
O chipset Intel H170 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Uma dessas portas está disponível no slot M.2, e quatro estão instaladas na extremidade da placa-mãe e rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.
Note que as portas SATA-600 são agrupadas em dois pares, e cada par pode ser usado como duas portas SATA normais ou como um conector SATA Express.
Figura 5: as quatro portas SATA-600, que podem ser usadas como duas SATA Express
O chipset Intel Z170 suporta seis portas USB 2.0 e oito portas USB 3.0. A Gigabyte H170N-WIFI oferece duas portas USB 2.0, disponíveis em um conectore localizados na placa-mãe. Há sete portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset, sendo cinco delas no painel traseiro (sendo uma tipo C) e duas disponíveis em um conector.
A Gigabyte H170N-WIFI não suporta portas FireWire nem Thunderbolt.
Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nessa placa-mãe, o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC1150, que é um excelente codec de áudio, oferecendo uma relação sinal/ruído de 115 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Essas especificações são ótimas até mesmo para o usuário que pretende trabalhar profissionalmente capturando e editando áudio analógico.
As saídas de áudio analógico são independentes caso você use caixas de som analógicas 5.1, e a placa-mãe também vem com uma saída SPDIF óptica on-board. Há conector onde você pode instalar uma saída SPDIF coaxial ou conectar um cabo para placas de vídeo mais antigas que necessitam de uma conexão física para ter uma saída de áudio em seus conectores HDMI.
A placa-mãe analisada vem com duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Intel I211AT e a outra por um chip Intel I219V.
Na Figura 8, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, duas portas USB 3.0 tipo A, os conectores das antenas da placa de rede sem fio, saída DVI-D, duas saídas HDMI, uma porta USB 3.0 tipo C, outras duas portas USB 3.0 tipo A, duas portas Gigabit Ethernet, saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.
Figura 6: painel traseiro
Respostas recomendadas