Ir ao conteúdo
Placa-mãe Gigabyte Z68X-UD3H-B3

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z68 é uma solução de apenas um chip e também é conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300 suportando RAID (0, 1, 5 e 10). Uma das portas SATA-300 controlada pelo chipset foi colocada no painel traseiro da placa-mãe como uma porta eSATA-300. O fabricante incluiu duas portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip Marvell 88SE9128 suportando RAID 0 e 1. As portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe, rotacionadas 90°, o que significa que as placas de vídeo não as bloquearão, exceto a terceira porta SATA-300, que está instalada na orientação convencional.

Gigabyte Z68X-UD3H-B3
Figura 4: Porta SATA-300 (conector pretos), portas SATA-600 controladas pelo chipset (conectores brancos) e portas SATA-600 controladas pelo chip Marvell (conectores cinza)

Não há suporte para controladora de unidade de disquete ou portas ATA-133.

Esta placa-mãe tem 12 portas USB 2.0, quatro soldadas no painel traseiro e oito disponíveis através de quatro conectores localizados na placa-mãe. Ela também tem quatro portas USB 3.0, duas disponíveis no painel traseiro da placa-mãe e duas disponíveis através de um conector na placa-mãe, controladas por dois chips EtronTech EJ168A.

A Gigabyte Z68X-UD3H-B3 tem duas portas FireWire (IEEE1394), uma no painel traseiro da placa-mãe e outra disponível através de um conector localizado na placa-mãe. Essas portas são controladas por um chip VIA VT6308P.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC889, que é uma excelente solução, oferecendo uma excelente relação sinal/ruído de 108 dB para as saídas analógicas, 106 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 KHz para as entradas e saídas. Isto significa que você pode capturar e editar áudio analógico (ou seja, converter LPs para CDs ou MP3, converter VHS para DVDs ou qualquer outro formato digital, etc.) com esta placa-mãe sem adição de ruído de fundo.

A placa-mãe vem com saídas de áudio analógico independentes, o que significa que você não precisará “matar” os conectores line in ou mic in caso instale um conjunto de caixas analógicas 7.1, e uma saída SPDIF óptica. Você também pode instalar uma saída SPDIF coaxial ou enviar o áudio digital para uma placa de vídeo para ter áudio em seu conector HDMI usando o conector “SPDIF_O” localizado na placa-mãe.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111E.

Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector PS/2 compartilhado para mouse e teclado, quatro portas USB 2.0, conector VGA, conector DVI-D, conector HDMI, conector DisplayPort, saída SPDIF óptica, uma porta FireWire, uma porta eSATA-300, duas portas USB 3.0, uma porta Gigabit Ethernet e saídas de áudio analógico independentes 7.1.

Gigabyte Z68X-UD3H-B3
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Essa plca realmente parece ser top. Só me preocupou o fato de circuitos integrados das fases VTT não terem dissipador de calor. Moro no Rio e, no verão, a cidade ferve. Mas acho que com um bom gabinete bem ventilado, isso não deva ser um problema.

Pessoal, vou fazer duas perguntas que devem ser bem leigas, mas sempre penso nisso:

1) existe um chipset melhor para usar num HD SATA 600, dentre o da intel e o da Marvell?

2) Tem como desabilitar temporariamente o virtu? Caso eu queira ter certeza de que a placa de vídeo que será utilizada é a offboard? Por exemplo, no índice de experiência do Windows em que eu queira ver a diferença entre as placas de vídeo on e offboard.

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da dúvida dos cabos também gostaria de saber se essa tecnologia VIRTU servirá para todas as placas de vídeo, inclusive as maiores, pois esses sistemas é que seriam os maiores beneficiados na economia de energia, ou se servirá apenas para as placas mais fracas como era o Hybrid SLI e Crossfire.

Alguém sabe dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi porque a Gigabyte colocou uma porta TPM mas não colocou um simples botão de liga/desliga. :/

Pena que ela não tem mais fases pra ter mais segurança no over.

Por enquanto é minha melhor opção pra upgrade se não abusarem do preço quando chegar aqui no BR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso de informações que me ajudem com essa mombo que acabei de comprar.

Quando eu desligo o computador e não desligo o estabilizador,volto a ligar o computador e ele liga normalmente.

Mais quando eu desligo o computador, e desligo o estabilizador, ai então eu vouto a ligar o estabilizador eligo o computador, o computador liga e desliga varias vezez,ai eu tenho que tornar desligar a fonte do pc atrás e ligar novamente para que o computador ligue normalmente.

Seria algum tipo de configuração ou defeito na placa?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriano, tire esse estabilizador e nunca mais utilize!

Estabilizador é um lixo completamente inútil!

Procure no google "porque não deve utilizar estabilizador".

Nem tentei entender seu post depois que vi que você ainda usa estabilizador, tire e ligue na tomada para ver se o problema para.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!