Regulador de Tensão
O circuito regulador de tensão do processador da Gigabyte Z68X-UD3H-B3 tem quatro fases para a tensão principal do processador (Vcc ou Vcore), duas fases para a tensão VTT do processador (controlador de memória integrado e cache de memória L3) e uma fase para a tensão VAXG do processador. Portanto esta placa-mãe tem uma configuração “4+2+1”.
Figura 8: Circuito regulador de tensão
Figura 9: Circuito regulador de tensão
Esta placa-mãe usa bobinas com núcleo de ferrite, que apresentam menor perda de energia do que as bobinas de ferro (ou seja, elas aumentam a eficiência) e capacitores sólidos. Cada fase é controlada por um circuito integrado SiC769CD, que combina os três transistores requeridos (“lado alto”, “lado baixo” e “driver”) em um único chip, além de permitir que o clock de chaveamento seja de 1 MHz, o que faz com que a eficiência seja maior do que 90% (normalmente os circuitos reguladores de tensão chaveiam a 250 kHz).
Estranhamente, a Gigabyte incluiu um dissipador de calor passivo apenas sobre os circuitos integrados das fases Vcc e VAXG, deixando os circuitos integrados das fases VTT sem um dissipador de calor.
Há duas fases para a tensão do chipset e duas fases para a tensão da memória, também usando bobinas de ferrite, capacitores sólidos e transistores com baixo RDS(on), ou seja, transistores com alta eficiência. Isto é importante porque algumas placas-mãe têm um circuito regulador de tensão topo de linha para o processador, mas usando componentes de qualidade inferior em seus demais reguladores de tensão.
Se você quer aprender mais sobre o circuito regulador de tensão, leia o nosso tutorial sobre o assunto.
Respostas recomendadas