Regulador de Tensão
A MSI adicionou um circuito regulador de tensão topo de linha nesta placa-mãe. Este circuito tem cinco fases, quatro para a tensão principal do processador (VDD ou Vcore) e uma fase para a tensão VDDNB do processador (controlador de memória, controlador do barramento HyperTransport e cache de memória L3). Portanto esta placa-mãe usa uma configuração “4+1”.
Mas comparar apenas a quantidade de fases é injusto. Cada fase desta placa-mãe chaveia em uma frequência maior (1 MHz em vez de 250 kHz) o que acarreta em uma menor perda de chaveamento, resultando em maior eficiência e menor temperatura de funcionamento. Isto é obtido usando um circuito integrado (Renesas R2J20604) chamado DrMOS em vez de transistores discretos. De acordo com a MSI cada fase DrMOS é equivalente a quatro fases tradicionais, portanto a configuração “4+1” usada nesta placa-mãe é comparável com uma configuração “16+4” usando a arquitetura disponível em produtos concorrentes.
Como se isso não fosse suficiente, a MSI decidiu usar componentes com especificações militares no circuito regulador de tensão, que apresentam uma maior temperatura de funcionamento, especificações mais apertadas e maior vida útil. Todos os capacitores usados no circuito regulador de tensão são SMD (Surface Mount Device ou dispositivo montando em superfície), também conhecidos como “highly-conductive polymerized” (“polímero altamente condutivo”) ou simplesmente Hi-c, e bobinas de ferrite sólidas, que a MSI está promovendo como “bobinas de gelo” (“icy chokes”) ou “super bobinas de ferrite” (apesar de elas não terem o mesmo visual das bobinas usadas na Big Bang Xpower). De acordo com a MSI essas bobinas trabalham 20° C mais frias do que bobinas tradicionais. Leia nosso tutorial Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Circuito Regulador de Tensão da Placa-Mãe para mais informações sobre o assunto.
Os capacitores usados fora do circuito regulador de tensão são sólidos.
Como você pode ver na Figura 7, há um grande dissipador de calor passivo instalado nos circuitos integrados do regulador de tensão, que está conectado ao dissipador de calor passivo usado no chip ponte norte através de um heatpipe.
Figura 7: Circuito regulador de tensão com dissipador de calor.
Figura 8: Detalhe do capacitor SMD, bobina sólida e circuito integrado chaveador.
Além de ter um circuito regulador de tensão de alto desempenho, a MSI 890FXA-GD70 pode desabilitar fases do circuito regulador de tensão quando necessário para economizar energia, um recurso chamado APS (Active Phase Switching ou Chaveamento de Fase Ativo). Um grupo de LEDs localizado próximo aos soquetes de memória indica a quantidade de fases VDD (Vcore) ativas em determinado momento. A placa-mãe tem ainda LEDs para monitorar a quantidade de fases usadas no circuito regulador de tensão do chip ponte norte (que é um projeto padrão de duas fases) e no regulador de tensão da memória (que é um projeto padrão de duas fases).
Figura 9: LEDs para monitorar a quantidade de fases do processador sendo usadas.
Respostas recomendadas