Regulador de Tensão
O circuito regulador de tensão do processador da 990FXA-GD80 tem oito fases para a tensão principal do processador (Vcore ou VDD) e duas fases para a tensão VDDNB do processador (controlador de memória integrado, barramento HyperTransport e cache de memória L3). Portanto esta placa-mãe tem uma configuração “8+2”.
Figura 8: Circuito regulador de tensão
Figura 9: Circuito regulador de tensão
Esta placa-mãe utiliza componentes com especificações militares. Os componentes eletrônicos estão disponíveis em duas séries: civis e militares. Os componentes militares são mais caros, mas têm menor tolerância e podem suportar temperaturas mais elevadas. Todos os capacitores usados no circuito regulador de tensão principal são do tipo SMD (surface mount device ou dispositivo montado em superfície), também conhecidos como Hi-c, mas os outros circuitos reguladores de tensão (memória, chipset, etc) utilizam capacitores sólidos. Todas as bobinas nesta placa-mãe são modelos de ferrite, também conhecidas como SFC (Super Ferrite Choke), que, de acordo com a MSI, podem aumentar a eficiência em até 20%.
Cada fase principal é controlada por um circuito integrado Fairchild FDMF6704, que combina os três transistores requeridos (“lado alto”, “lado baixo” e “driver”) em um único chip, além de permitir que o chaveamento de clock seja de 1 MHz, o que faz com que a eficiência seja maior do que 90% (normalmente os circuitos reguladores de tensão chaveiam a 250 kHz). Circuitos integrados com essas características são também conhecidos como “DrMOS”.
Se você quer aprender mais sobre o circuito regulador de tensão, leia o nosso tutorial sobre o assunto.
A placa-mãe tem dois LEDs para você monitorar as fases da tensão VDDNB do processador, oito LEDs para você monitorar as fases ativas da tensão principal do processador, e dois LEDs para você monitorar as fases ativas da tensão da memória.
Figura 10: LEDs para o monitoramento de fases
Respostas recomendadas