Periféricos On-Board
O chipset Intel X58 é uma solução de dois chips e o fabricante da placa-mãe pode escolher usar o chip ponte sul ICH10 ou ICH10R, e a única diferença entre eles é o suporte para RAID 0, 1, 5 e 10 no segundo modelo (que é o modelo usado nesta placa-mãe). Os recursos básicos deste chipset incluem seis portas SATA-300, 12 portas USB 2.0 suportando o recurso “Desabilitar Porta USB” (que permite a você desabilitar portas USB individuais) e rede Gigabit Ethernet. O X58 não suporta portas ATA paralelas (PATA).
A Big Bang XPower oferece todas as seis portas SATA-300 suportando o recurso Intel Matrix Storage (ou seja, RAID 0, 1, 5 e 10). Essas portas são pretas. Duas portas SATA-600 (conectores brancos) estão disponíveis, controladas por um chip Marvell 88SE9128. Essas duas portas suportam RAID 0 e 1. Duas portas eSATA-300 estão disponíveis no painel traseiro, controladas por um chip JMicron JMB362 (uma delas é compartilhada com uma porta USB 2.0).
As portas SATA internas estão localizadas na borda da placa-mãe e rotacionadas 90° e, portanto, as placas de vídeo não as bloquearão.
Esta placa-mãe vem com um adaptador com duas portas eSATA, permitindo a você converter até duas portas SATA internas em portas eSATA.
Figura 4: Portas SATA internas.
A placa não tem porta ATA-133 e nem controladora para unidade de disquete.
Das 12 portas USB 2.0 suportadas pelo chipset, a MSI Big Bang XPower oferece 10 delas, seis soldadas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores na placa-mãe. A placa vem com um adaptador contendo duas portas USB.
Um dos destaques desta placa-mãe é a presença de duas portas USB 3.0, controladas por um chip NEC μPD720200. Essas portas estão disponíveis no painel traseiro do produto e pintadas de azul (as portas USB 2.0 são pretas).
A MSI Big Bang XPower vem ainda com uma controladora FireWire (VIA VT6315N), fornecendo duas portas FireWire (IEEE 1394), uma de tamanho padrão no painel traseiro e outra disponível através de um conector na placa-mãe. A placa não vem com um adaptador para você usar a segunda porta FireWire.
O áudio é gerado por uma placa de expansão PCI Express x1 usando um codec Realtek ALC889, que é um componente de nível profissional, com oito canais, resolução de 24 bits, taxa de amostragem de 192 kHz para as entradas e saídas, relação sinal/ruído de 104 dB para as entradas analógicas e relação sinal/ruído de 108 dB para as saídas. Com uma relação sinal/ruído alta como esta você pode trabalhar profissionalmente com captura e edição de áudio (converter discos de vinil e fitas VHS para o formato digital, por exemplo) sem ruído de fundo (ruído branco).
Esta placa usa conectores banhados a ouro e tem saídas SPDIF coaxial e óptica. Ela tem ainda uma pequena saída SPDIF de dois pinos caso você queira enviar o áudio digital para uma das placas de vídeo para ter áudio digital disponível na saída HDMI. A placa oferece saídas de áudio independentes, o que significa que você não precisa “matar” os conectores mic in e line in caso instale um conjunto de caixas analógicas 7.1.
Figura 5: Placa de som.
A placa de som usa apenas capacitores sólidos. Excelente.
Figura 6: Placa de som.
Respostas recomendadas