Mais Recursos
A placa testada tem duas portas IDE e duas portas Serial ATA controladas pelo chipset nForce3 Ultra com o recurso NVRAID que permite a utilização de até seis discos rígidos (dois Serial ATA e quatro ATA-133) no esquema RAID 0, 1, 0+1 ou JBOD. Estão disponíveis também mais duas portas Serial ATA (RAID 0 e 1) controladas pelo chip Marvell 88SR3020, fazendo com que ela tenha um total de quatro portas Serial ATA. Acompanha a placa dois cabos Serial ATA na cor laranja e um adaptador de energia para dois discos Serial ATA. Seus cabos IDE são redondos e na cor vermelha.
Figura 5: Portas Serial ATA controladas pelo chipset nForce 3 Ultra.
Figura 6: Portas Serial ATA controladas pelo chip Marvell 88SR3020.
Figura 7: Cabos que acompanham a K8N Neo 2 Platinum.
Um dos grandes atrativos da K8N Neo 2 Platinum é a sua rede Gigabit Ethernet on-board dupla, isto mesmo, ela tem duas portas de rede Gigabit Ethernet (1.000 Mbit/s). É a primeira vez que vemos uma placa-mãe com este recurso. Ter duas portas de rede é ideal para quem quer compartilhar seu acesso banda larga com outros micros sem a necessidade de uso de um roteador externo. Uma das portas de rede é do próprio nForce3 Ultra, necessitando apenas de um chip para fazer a interface com a camada física, que no caso desta placa-mãe é o Marvell 88E1111. A outra porta é contralada pelo chip Realtek 8110S.
O som on-board desta placa-mãe é de oito canais (formato 7.1), produzido pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC850, que possui uma excelente relação sinal/ruído de 100 dB, o que faz do som on-board desta placa ter características profissionais. Como você pode ver na Figura 8, esta placa tem saídas SPDIF óptica e coaxial, além de saídas individuais para os canais lateral, traseiro, central e de subwoofer soldadas diretamente sobre a própria placa.
Figura 8: Conectores da K8N Neo 2 Platinum.
Ela tem ainda oito portas USB 2.0 controladas pelo chipset (quatro soldadas sobre a placa-mãe e duas através de cabo adaptador que acompanha a placa-mãe) e três portas FireWire controladas pelo chip VIA VT6306. Uma destas portas é soldada diretamente sobre a placa (ver Figura 8) e as outras duas necessitam de cabo adaptador para serem usadas, mas este cabo não veio com a placa-mãe testada.
A placa vem com um cabo adaptador USB chamado D-Bracket2 contendo duas portas e quatro LEDs de diagnóstico. Estes LEDs de diagnóstico permitem detectar erros comuns na montagem do micro, como processador mal encaixado, memórias defeituosas, etc.
Figura 9: D-Bracket2 com 2 portas USB.
Além dos drivers e utilitários da placa, o CD-ROM que acompanha a K8N Neo2 Platinum vem com o antivírus Trend Micro PC-cillin 2002.
Respostas recomendadas