Índice
Índice
Introdução
Finalmente iniciamos nossa rodada de testes de placas-mães para Pentium 4 soquete LGA775. A primeira placa desta plataforma que testamos foi a P4N Diamond, da MSI.
A P4N Diamond é a placa-mãe topo de linha da MSI para processadores Intel soquete LGA775 (Pentium 4 série 5xx, 6xx, Pentium D, Pentium Extreme Edition e Celeron D) com barramento externo de 533, 800 e 1066 MHz. Ela é baseada no chipset nForce4 SLI Intel Edition da NVIDIA, que permite o uso de duas placas de vídeo PCI Express simultaneamente, teoricamente dobrando o desempenho 3D do sistema.
Como é uma placa da série Diamond – que é topo de linha – a embalagem é bem elaborada, com revestimento metalizado com efeito holográfico, possuindo tampa presa por velcro que, quando aberta, mostra as características da placa.
Figura 1: Caixa da placa-mãe MSI P4N Diamond.
Figura 2: Placa-mãe MSI P4N Diamond.
O visual da P4N Diamond segue a tendência que outros fabricantes estão adotando para suas placas-mães topo de linha. A placa é preta, os soquetes de memória são laranjas e verdes, diferenciando os canais da memória, e os conectores das portas IDE são amarelos.
O chipset nForce4 SLI Intel Edition é resfriado por um grande dissipador de calor ativo (isto é, com ventoinha) cromado. Esse dissipador, apesar de silencioso, é largo demais, interferindo na colocação do cooler do processador, mesmo um modelo in-a-box, ou seja, o que vem de fábrica nos processadores da Intel. Na Figura 3 é possível ver este dissipador, repare que ele chega a pressionar a lateral do cooler in-a-box.
Figura 3: Dissipador de calor ativo do chipset nForce4 SLI Intel Edition.
A placa conta também com um dissipador de calor passivo (isto é, sem ventoinha) com base de cobre que resfria a ponte sul MCP04.
Figura 4: Dissipador de calor da ponte sul MCP04.
Respostas recomendadas