Introdução
A ABIT é conhecida por suas placas de alta qualidade (todas as suas placas usam capacitores japoneses) e também por que suas placas são as preferidas de quem leva o overclock a sério. É o sonho de todo fanático por overclock ter uma ABIT em mãos. Fazia tempo que não testávamos uma placa-mãe da ABIT e para marcar a reestréia de testes desta marca recebemos o modelo AV8.
A ABIT AV8 é uma placa para Athlon 64 de 939 pinos, baseada no chipset VIA K8T800 Pro. Existem duas versões da ABIT AV8. A versão AV8, que é o modelo que testamos e a versão AV8-3rd Eye que vem com o μGuru clock que é um dispositivo externo USB onde você pode acompanhar num display LCD informações sobre temperaturas, tensões de alimentação, overclock, etc.
Figura 1: Placa mãe ABIT AV8.
Contrariando a tendência de placas-mães cada vez mais coloridas, a ABIT optou por um visual bem discreto e até pobre demais frente ao potencial da placa. O visual da AV8 segue o padrão de outras placas da ABIT. A placa é alaranjada e os soquetes de memória são na cor azul e roxo para diferenciar os canais de memória. O chipset VIA K8T800 Pro é resfriado por um dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha), azulado.
Figura 2: Dissipador passivo do chipset K8T800 Pro.
O grande diferencial da ABIT é contar com o Guru. O μGuru é um chip dedicado responsável pelo monitoramento e controle de tensões, temperaturas, velocidade das ventoinhas e também overclock. A placa conta com um display de dois dígitos que além de mostrar os códigos POST (Power On Self Test), que é o autoteste que é efetuado pela máquina toda a vez em que o micro é ligado, também mostra mais de vinte códigos relacionados ao monitoramento das voltagens quando a placa é ligada. E por falar em monitoramento, essa placa é um verdadeiro show! Nela é possível monitorar mais de quinze parâmetros como: temperatura dos transistores MOSFET, tensões das pontes norte e sul, tensão do barramento AGP, entre outros. Também é possível programar um alarme e até mesmo o desligamento do sistema caso alguns desses parâmetros saia fora das especificações. Outro recurso interessante é o FanEQ Control que através do aumento ou diminuição da tensão das ventoinhas, ajuda a diminuir o ruído gerado por elas em função da temperatura. Impressionante! Nunca vimos tantas opções de monitoramento e controle em todas as placas testadas pelo Clube do Hardware até hoje.
Figura 3: Chip μGuru.
Figura 4: Display POST em ação.
Figura 5: Opções de monitoramento das temperaturas.
Figura 6: Opções de monitoramento das ventoinhas.
Figura 7: Opções de monitoramento das tensões.
Figura 8: FanEQ Control.
Respostas recomendadas