Introdução
XFX é uma divisão do grupo Pine, tradicional fabricante de placas de vídeo. A XFX está se dedicando à fabricação de placas-mães e placas de vídeo e esta é a primeira placa-mãe da XFX que estamos testando.As placas-mães da XFX têm a frase "Mach4" escrita em suas caixas, e os mais desavisados poderão achar que Mach4 é a marca ou o modelo da placa-mãe.
Apesar de o modelo escolhido para testes ter um chipset um pouco antigo (Intel 845PE, que foi recentemente substituído pelo Intel 865PE), estávamos curiosos para saber o desempenho geral e a qualidade da XFX como fabricante de placas-mães.
O modelo 845PE-ANT é um modelo para a plataforma soquete 478 (Pentium 4 e Celeron) extremamente "careta", sem nenhum recurso extra. Ela tem seis slots PCI, um slot AGP 4x, dois soquetes DDR aceitando até 2 GB de memória de memórias DDR333/PC2700 e seis portas USB 2.0. Ela não tem rede on-board, mas tem som on-board de dois canais (codec Realtec ALC202A).
Figura 1: Placa-mãe XFX 845PE-ANT.
Um detalhe que chama a atenção nessa placa é o fato de a XFX ter colocado um plugue de alimentação de unidades de disco de 5 1/4" padrão na placa, para caso a sua fonte de alimentação não seja ATX12V. Ou seja, se a sua fonte não for ATX12V (e, portanto, não tem o plugue adicional quadrado de quatro pinos), você poderá usá-la mesmo assim, bastando conectar um dos plugues de alimentação de unidades de disco à placa-mãe (ver Figura 2).
Figura 2: Plugues de alimentação da XFX 845PE-ANT.
Infelizmente as portas IDE são ATA-100, sendo que esta limitação é dos chipsets Intel, pois não há chipsets Intel ATA-133.
Antes de irmos aos nossos testes, vamos recapitular as principais características desta placa-mãe.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.