A Placa-mãe (Cont.)
Como você pode ver na primeira página, o chipset suporta seis portas SATA-300 e todas elas estão presentes na placa testada, suportando os níveis RAID 0, 1 e 10. Próximo às portas SATA esta placa-mãe tem botões liga/desliga e reset, que são sempre úteis na hora de montar o micro fora do gabinete ou de consertá-lo.
Figura 5: Portas SATA e botões liga/desliga e reset.
O chip ponte sul SB710 suporta uma porta ATA-133, que está presente na placa-mãe.
O chipset suporta 12 portas USB 2.0 e a placa-mãe oferece 10 delas, quatro soldadas no painel traseiro e seis disponíveis através de conectores internos. Infelizmente esta placa-mãe não vem com nenhum adaptador para você usar essas portas USB extras. Esta placa não tem controlador FireWire.
A Biostar TA785GE 128M tem áudio on-board de seis canais produzido pelo o chipset em conjunto com um codec Realtek ALC662, que oferece uma relação sinal/ruído de 98 dB e 90 dB para as entradas e saídas, respectivamente, resolução de 24 bis, resolução de entrada de 20 bits e taxa de amostragem de até 96 kHz para as entradas e saídas. Apesar de essas especificações serem boas o suficiente para o usuário comum, pessoas que trabalham profissionalmente com captura e edição de áudio analógico devem optar por uma placa-mãe diferente ou comprar uma placa de som avulsa. Esta placa não tem saídas SPDIF e usa saídas analógicas compartilhadas, ou seja, você não pode usar os conectores mic in e line in enquanto um conjunto de caixas analógicas 5.1 estiver conectado em seu micro.
Esta placa-mãe tem ainda uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111DL. Este controlador é conectado ao chip ponte sul através de pistas PCI Express x1 individuais, o que é perfeito, já que esta configuração não limitará o desempenho de suas portas Gigabit Ethernet (controladores conectados ao micro usando o barramento PCI convencional podem enfrentar “gargalo” – isto é, podem não obter o desempenho máximo do padrão Gigabit Ethernet).
Na Figura 6 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe. Lá você encontra conectores para mouse e teclado PS/2, saída DVI, saída VGA, quatro portas USB 2.0, uma porta Gigabit Ethernet e saídas de áudio analógico de 5.1 canais (compartilhados).
Figura 6: Conectores traseiros.
Os capacitores do circuito regulador de tensão são sólidos, o que é ótimo, mas os outros capacitores são modelos eletrolíticos convencionais (da OST).
Figura 7: Capacitores sólidos no circuito regulador de tensão.
Na Figura 8 você pode ver todos os acessórios que vêm com esta placa-mãe.
Figura 8: Acessórios.
Respostas recomendadas