Componentes
Na Figura 13 você vê o painel inferior (feito de plástico) do Série 7 Chronos. Note que há apenas uma pequena tampa removível, para acesso a um soquete de memória. A bateria é interna, não removível pelo usuário, o que é uma característica comum em notebooks compactos.
Figura 13: Painel inferior
Figura 14: Acesso ao soquete de memória
A remoção da tampa traseira não é simples, e portanto deve ser feita apenas por profissionais experientes. Retirando-a, temos acesso ao interior do Chronos, visto na Figura 15.
Figura 15: Interior do Chronos
Analisando a parte interna do Chronos, descobrimos que os primeiros 4 GB de memória RAM, são soldados diretamente na placa-mãe, embora pela posição dos chips logo abaixo de soquete, façam parecer um módulo SODIMM. Assim, realmente só há um soquete de memória. Na Figura 16 você também pode ver o processador, o chipset e o chip de vídeo, todos também soldados diretamente na placa-mãe. Os 1 GB de memória dedicada de vídeo também são soldados, mas no lado da solda da placa-mãe. Infelizmente a Samsung não informa o clock nem a largura de banda do acesso à memória de vídeo, e o programa GPU-Z, que normalmente usamos para descobrir essas informações, não conseguiu identificar essas características.
Figura 16: Memória soldada (abaixo do soquete de memória)
A bateria do Chronos tem tensão de 14,8 V e capacidade de energia de 65 Wh, e pode ser vista na Figura 17. Como mencionamos anteriormente, essa bateria só pode ser removida caso o notebook seja totalmente aberto.
Figura 17: Bateria
Respostas recomendadas